O novo ranking mundial masculino de tênis, divulgado nesta segunda-feira (09) pela ATP, deixa Thomaz Bellucci e Marcos Daniel muito próximos de uma vaga na Olimpíada de Pequim. A lista com 56 atletas só será divulgada no fim do mês, após contato com os comitês olímpicos dos países, mas os brasileiros têm grandes possibilidades de participar do evento.
Bellucci, que fez sua estréia em Roland Garros e foi à semifinal do challenger de Prostejov, ganhou oito posições e ocupa o 68º lugar na lista, a melhor posição da carreira. Marcos Daniel, depois de avançar à segunda rodada no Grand Slam francês e às quartas no torneio de Furth, subiu quatro postos e está em 75º.
Nas seis primeiras posições da lista, não houve mudanças. Roger Federer, vice-campeão em Paris, continua na liderança, seguido pelo tetracampeão Rafael Nadal. Novak Djokovic permanece em terceiro, à frente de Nikolay Davydenko, David Ferrer e Andy Roddick.
O norte-americano James Blake, mesmo eliminado na segunda rodada de Roland Garros, ganhou a sétima posição de David Nalbandian, agora o oitavo. Stanislas Wawrinka também ganhou o nono lugar, empurrando Richard Gasquet para o décimo lugar.
O francês Gael Monfils, semifinalista no saibro parisiense, ganhou 27 posições e agora ocupa o 32º lugar. Quem também avançou muito graças à boa campanha no Grand Slam foi o letão Ernests Gulbis, antes 80º e agora 51º do ranking. Mas a maior evolução no top 100 foi do francês Jeremy Chardy, que ganhou 51 posições e agora é o 94º, graças às oitavas-de-final em Roland Garros.