O projeto de construção do Novo Pinheirão será apresentado durante o Seminário Internacional sobre Construção e Gestão de Modernos Estádios de Futebol, que acontecerá entre amanhã e a próxima quinta-feira, em Lisboa. A Federação Paranaense de Futebol foi convidada pela Embaixada de Portugal para participar do evento e será representada pelo engenheiro civil Cyrus Itiberê da Cunha e pelo empresário Isaac Ramos Ferreira, que embarcam hoje para a Europa.
A missão deles será conhecer tudo o que existe de mais moderno na construção de estádios de futebol e enviar relatórios diários sobre o seminário, ilustrados com fotografias e vídeos para a FPF e a empresa que desenvolve o projeto do Novo Pinheirão.
?Nosso objetivo é buscar o que há de melhor para o torcedor em termos de acomodações, bares, sanitários, controle de entrada e saída das praças esportivas, saídas emergenciais, cuidado com os gramados, acesso aos estacionamentos, além de toda infra-estrutura disponível para receber pessoas com necessidades especiais?, disse Itiberê, que é diretor financeiro da FPF e presidente da Comissão de Vistorias da entidade.
Adaptações
Escolhido para representar a Federação no seminário em virtude dos conhecimentos técnicos como engenheiro, Itiberê disse que será muito importante conhecer as novas tendências arquitetônicas e os estádios construídos por Portugal para a Eurocopa de 2004, pois já apresentam em seus projetos as exigências do Caderno de Encargos da Fifa.
Segundo ele, todas as informações colhidas na Europa deverão ser adaptadas ao projeto do Novo Pinheirão. ?Acreditamos que o Brasil será sede do mundial de 2014 e sem dúvida Curitiba terá um dos melhores estádios do País e do mundo?, afirmou Itiberê.
O presidente da FPF, Onaireves Moura, garantiu que o projeto final do futuro estádio será entregue na data estipulada pela CBF.