São Paulo – O Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que entrou em vigor em 1.º de janeiro prevendo punições rigorosas aos infratores, fez sua primeira “vítima??. É o atacante Espanhol, do Osasco, clube da série A3 do paulista. O jogador foi suspenso por 120 dias por ter tentado dar uma cotovelada no zagueiro Polaco, durante partida contra o Primavera, de Indaiatuba, em 1.º de fevereiro. E o próximo punido pode ser o Rio Claro. Corre risco de ser multado em até R$ 500 mil. Motivo? Sua torcida arremessou copos, de plástico, no campo.

O código foi elaborado com o objetivo de unificar a legislação esportiva no Brasil, não se restringindo apenas ao futebol. Mas as severas penas que prevê começam a causar polêmica.

Espanhol, por exemplo, está fora do campeonato da série A3. Sua agonia começou quando ele sofreu falta por trás do zagueiro Polaco e tentou revidar com uma cotovelada. Mesmo sem conseguir agredir o adversário, o atleta do Osasco foi citado no artigo 253 do código, que fala sobre agressão física a jogadores e árbitros e foi punido com 120 dias. Detalhe: essa é a pena mínima prevista.

A punição revoltou a diretoria do Osasco. “Foi um lance extremamente normal, não teve nada de mais. Se o Espanhol foi suspenso por 120 dias, imagine o que vai acontecer qualquer hora com o Luís Fabiano, do São Paulo??, argumenta o presidente do clube, Juvenal Ferreira. O artigo 253 prevê penas de até 540 dias.

continua após a publicidade

continua após a publicidade