Não poderia ser melhor o final de ano de 2005, para o piloto de kart Algaci Túlio Jr. (Condor – TIM) 17 anos. Na pista do kartódromo Osternak em São José dos Pinhais, além de bater o seu próprio recorde da pista (35 segundos e 45 centésimos) e fazer a pole, acabou conquistando o título de campeão do 1.º Encontro Brasileiro de Kart – 135. A disputa foi das mais acirradas, tendo como principais adversários os pilotos Ricardo Rochemback e William Bordincnon, consagrados corredores a nível nacional.
Dentre todas as provas, a "Graduados A" é considerada a fórmula-1 do kart brasileiro em razão de que os pilotos já estão amadurecidos para iniciação rumo às corridas automobilísticas, experiências já feitas por Algaci Túlio Jr., na categoria GNV (veículos multimarcas 1.8 movidos a gás). Ainda, Algaci Jr. teve o privilégio de participar do encontro de pilotos nacionais de automobilismo correndo ao lado de Ricardo Zonta, Henrique Bernoldi e Tiago Marques dentre outros, numa promoção beneficente promovida pelo também piloto Roberto Baú. A paixão pelo automobilismo nasceu no menino Algaci Túlio Jr., nas manhãs de domingo, quando, ao lado do pai, o ex-deputado Algaci Túlio, assistia na televisão as corridas de Fórmula 1, vibrando com as vitórias e sofrendo com as derrotas do seu ídolo Ayrton Senna. Começava ali a vontade de um dia estar ao volante de um daqueles bólidos.
O começo não podia ser melhor, quando, em 2001, ao acompanhar o pai e os tios nas baterias de grupos de amigos, nos karts de 8 HPs e ao entrar numa dessas brincadeiras não perdeu a oportunidade, batendo a todos, e sentindo de perto a emoção da bandeirada de um vitorioso.
O apelo para a compra do primeiro kart veio em seguida. Mas, não era o suficiente, precisaria de motor, preparador e mecânico. As dificuldades foram sendo sobrepujadas e o "patrocinador" foi em busca de tudo isso.
As primeiras decepções foram dando lugar às primeiras subidas ao pódio, nas colocações inferiores até atingir o degrau máximo. Os elogios eram constantes, porém, a falta de um melhor equipamento e o enfrentamento a competidores melhor preparados não diminuíram a determinação do menino fã de Senna.
Com a chegada da primeira vitória, a alegria dava lugar também à responsabilidade de lutar para não mais perder. Vieram os títulos, a indicação de ser um piloto revelação e aí as conquistas não pararam mais. A intensificação nos treinos, aliada a algumas horas à frente de um aparelho de televisão, com os amigos para disputas de corridas de vídeo game, deram-lhe mais maturidade e habilidade no trato do kart.
Hoje, Algaci Túlio Jr. é uma das maiores promessas do kartismo e comprovou isso, quando enfrentou um grande número de pilotos, muitos deles campeões em suas fórmulas a nível nacional e os venceu de forma emocionante, conquistando a "Copa Piloto Tasso Marques", no Kartódromo de São José dos Pinhais.
Ele é olhado com muito futuro como piloto de automobilismo, apesar dos seus 16 anos. Qualidades não lhe faltam e as oportunidades virão sem dúvida.
Títulos conquistados
Iniciou no kart aos 14 anos, na categoria "Júnior Menor", passando, em seguida, para a "Júnior Maior" e "Fórmula Kart". Atualmente corre pala categoria "Graduados A".
Tricampeão metropolitano, 2002, 2003 e 2004, nas categorias "Júnior Menor", "Júnior Maior" e "Fórmula Kart". Campeão da Copa Integração -2003. Bicampeão Sul Paranaense, Norte Catarinense, 2003 e 2004. Vice-campeão paranaense – 2004. Campeão da Copa Rio Negro – 2004. Campeão da Copa Verão (Joinville) – 2004. Campeão da Copa "Race Land"- 2004. Campeão da Copa Integração (Paulo Freitas) – 13 HP – 2004. Campeão Sul Paranaense de Kart – 13 HP – 2005. Campeão Interestadual de Kart – Indoor -2005. Campeão Paranaense da Copa Verão – 2005. Campeão do 1.º Encontro Brasileiro de Kart 135 – 2005. Vice-campeão metropolitano – 2005. Possui ainda na sua galeria 84 troféus, o que representa o mesmo número de subidas ao pódio.