Nove cidades estão na 2ª fase dos Jogos Colegiais

A segunda rodada de fases regionais dos Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s) está movimentando nove municípios paranaenses, envolvendo cerca de 80 mil alunos de escolas públicas e particulares que disputam vaga para a grande final, que acontecerá em Curitiba no período de 7 a 20 de julho. Antes da fase final, ainda acontece a terceira rodada de fase regionais em treze cidades do Estado marcada para ocorrer entre os dias 5 e 11 de maio.

As fases regionais que estão sendo disputadas simultaneamente em Apucarana, Curitiba, Rancho Alegre do Oeste, Pinhão, Colorado, Guaratuba, Palotina, Cruzeiro do Oeste e Ibaiti, terminam na próxima quinta-feira, data onde serão conhecidos os classificados que irão para a fase final. "Nesta etapa da competição estão sendo disputadas as modalidades de voleibol, basquetebol, futsal, futebol, tênis de mesa, xadrez e handebol. Na final também entram atletismo, ginástica rítmica, futebol de botão e natação", conta o coordenador geral do Jocop’s, Detlev Uwe Surkamp.

O Jocop’s é disputado por equipes representantes dos municípios – uma única por modalidade, sexo e classes (B, na faixa etária de 12 a 14 anos, e A, de 15 a 17 anos). Participam também alunos que recebem educação especial, divididos em duas classes (B, de 12 a 14 anos, e A, de 15 anos em diante). Os Jogos Colegiais do Paraná, que envolvem cerca de 350 mil atletas em todas suas etapas, são promovidos pelo governo do Estado por meio da Paraná Esporte. "Somos reconhecidos pelo Ministério do Esporte como modelo de competição escolar no Brasil e desde sua retomada em 2003 pelo governo Requião, o Paraná vem sempre figurando entre os favoritos ao título nacional nas Olimpíadas Escolares", conta o presidente da Paraná Esporte, Milton Alves.

As equipes que se sagrarem campeãs estaduais na fase final em Curitiba garantem vaga para as Olimpíadas Escolares que acontecem no fim do ano em Brasília. "As Olimpíadas possuem um caráter extremamente democrático, agregando alunos das escolas das redes públicas e privadas de ensino do País, onde a escola é o foco. Ela passa pelas seletivas municipais, estaduais e vai representar seu estado nos jogos", disse Milton Alves.

O evento responde à responsabilidade do Estado de fomentar o esporte escolar, pois somente atletas regularmente matriculados poderão participar de todo o processo, desde as seletivas estaduais até a conclusão do evento. O mesmo é norteado pela visão esportivo-social, consolidando a prática esportiva no País como estímulo da cidadania.

Os Jogos Escolares é o maior evento previsto no calendário esportivo escolar brasileiro. Realizados pelo Ministério do Esporte em parceria com o Ministério da Educação, tem ainda o apoio decisivo do Comitê Olímpico Brasileiro, da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, do Fórum Nacional de Secretarias e Gestores Estaduais de Esporte e Lazer, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas e Secretaria de Esporte e Lazer do GDF.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo