A nova comissão de arbitragem da Federação Paranaense de Futebol realizou o primeiro sorteio da escala de árbitros. Com o quadro enxuto e reciclado, alguns novos nomes se juntam a figuras carimbadas nas partidas do estadual.

continua após a publicidade

A nova comissão, composta pelos ex-árbitros Afonso Victor de Oliveira (presidente), José Carlos Meger (vice), Gerson Baluta, José Amaral e Waldemar Henrique dos Santos (membros efetivos), irá eleger um jogo como prioritário. Na rodada de abertura, os dois principais apitadores da FPF (Evandro Rogério Roman e Héber Roberto Lopes) foram designados para o sorteio do jogo Galo Maringá x Atlético. Na cumbuca deu Héber, que apita no Wille Davids auxiliado por Gilson Pereira e Ubiratan Ferrari de Lima.

Entre os novatos, aparecem Almir Rogério Ruiz Garcia (Cianorte x Nacional), Renato Vieira Júnior (Iraty x Rio Branco) e Marcos Daniel de Camargo (Londrina x Adap). Segundo Afonso, os sorteios serão realizados sempre às 16h das segundas-feiras, para os jogos de meio de semana, e quintas, também às 16h, para os jogos dos fins de semana. Eventualmente, o sorteio será levado ao interior do Estado.

Reclamações

O advogado Fábio Quadros, ouvidor da FPF nomeado no fim de 2005, disponibiliza dois canais de contato aos torcedores que queiram reclamar ou sugerir a respeito do Campeonato Paranaense. O e-mail é ouvidoria@ferreirafilho.adv.br, e o endereço postal, Rua Voluntários da Pátria, 233, 12.º Andar, Centro, Curitiba-PR, CEP 80.020-000.

Mudança

continua após a publicidade

Para evitar conflitos legais, a FPF alterou ontem o Regulamento Geral das Competições da entidade. Conforme o artigo 14, os atletas profissionais devem estar inscritos na CBF para disputar os torneios promovidos pela FPF. Como a entidade nacional está em recesso até o dia 19 de janeiro, agora será considerado inscrito o jogador que tiver seu registro aceito e receber condições de jogo da FPF.

A entidade criou ontem o Departamento de Eventos e Promoções, nomeando como diretor o colunista da Tribuna Luiz Antônio Souza da Silva, e como vice Jorge Luiz Rodrigues Farias.

Fora do ar

continua após a publicidade

Desde a manhã de domingo, o sítio oficial da Federação está fora do ar. A mensagem na página de abertura (www.federacaopr.com.br) mostra apenas a mensagem ?Bloqueado pelo administrador temporariamente?, além do e-mail de contato do webmaster. O motivo é uma pendência financeira entre a FPF e o desenvolvedor do sítio, que decidiu tirá-lo da rede.

Dessa forma, a FPF fere o Estatuto do Torcedor na véspera da largada do Paranaense. Conforme o artigo 5.º da Lei Federal, a Federação, na condição de organizadora do estadual, é obrigada a disponibilizar na internet regulamento, tabela e escala de árbitros da competição, entre outros itens.