Estreante em Olimpíada, o nadador Leonardo de Deus, 21, é hoje o principal alvo das brincadeiras da seleção, principalmente entre os membros da PRO 16, equipe de Cesar Cielo. Veteranos como o campeão olímpico e Thiago Pereira não perdem uma oportunidade de provocar o companheiro de equipe dentro e fora d’água.
Hoje, durante o treino e a entrevista coletiva no Crystal Palace, centro de treinamento na capital inglesa que servirá de base para atletas brasileiros antes dos Jogos de Londres, o nadador não escapou das piadas.
“Não chega a ser bullying, mas tem hora que a gente quer matá-los. Eu tento dar o troco na piscina”, diz o nadador.
Leonardo de Deus, contudo, parece não se importar com as provocações dos veteranos. Ele diz estar realizando um sonho e não esconde a alegria de nadar com atletas de quem era fã quando criança. “Em 2004, tirei uma foto com o Thiago e, hoje, estou do lado dele.”
Prestes a disputar uma Olimpíada pela terceira vez, Thiago diz que tenta ajudar os novatos, mas não perde a chance de provocar o colega: “Às vezes, a gente tem que aguentar moleques chatos como o Leozinho reclamando…”.
Cielo pondera que, apesar de a seleção ter muitos novatos -nove de 20 são estreantes em Olimpíada-, todos são nadadores experientes, donos de um currículo repleto de competições internacionais.
Leonardo de Deus, por exemplo, é um dos brasileiros que, depois de disputar dois Mundiais e um Sul-Americano, ganhou ouro nos 200 m borboleta (1min57s92) nos Jogos Pan-Americanos no ano passado, no México, e viveu o drama do atleta que, depois da vitória, é desclassificado e, em seguida, tem o primeiro lugar do pódio confirmado. Nos Jogos de Londres, ele vai nadar os 200 m borboleta e os 200 m costas.
Oito nadadores brasileiros, entre eles Cielo, Thiago e Leonardo de Deus, treinam em Londres até segunda-feira, quando seguem para Roma para a disputa do Troffeo Settecolli. A volta em definitivo à capital inglesa para a Olimpíada está prevista para 16 de julho.