A Nova Zelândia foi surpreendida pela Nova Caledônia e está fora da final da Copa das Nações da Oceania, que define o representante do continente na Copa das Confederações-2013. A seleção neozelandesa foi derrotada por 2 a 0, em Honiara (nas ilhas Salomão), na madrugada de hoje.
A Nova Caledônia ocupa a 155ª posição no ranking da Fifa e nunca disputou uma Copa do Mundo. Já a Nova Zelândia disputou dois Mundias (1982 e 2010) e é a equipe mais bem colocada da confederação da Oceania no ranking, com a 100ª posição -a Austrália joga pela confederação da Ásia.
Os gols da Nova Caledônia foram marcados por Bertrand Kai e Georges Gope-Fenepej, ambos no segundo tempo. Foi a primeira derrota da Nova Zelândia no torneio -as duas primeiras fases foram válidas pelas eliminatórias da Oceania para a Copa do Mundo-2014.
Na final, a Nova Caledônia terá como adversário o Taiti, que um pouco antes eliminou a anfitriã ilhas Salomão com vitória por 1 a 0, gol de Jonathan Tehau, aos 15min iniciais.
A final entre Nova Caledônia e Taiti será domingo, à 1h (de Brasília). Antes, na noite de sábado, ilhas Salomão e Nova Zelândia disputam o terceiro lugar.
O campeão da Copa das Nações vai disputar a Copa das Confederações-2013 no Brasil. Brasil (sede), Espanha (campeã mundial), Japão (campeão da Copa da Ásia), México (campeão da Copa Ouro) e Uruguai (campeão da Copa América) são os países já garantidos. Europa e África ainda vão definir os representantes.