Boa parte dos melhores velejadores do mundo já está no Rio para o segundo evento-teste da vela, que vai acontecer entre os dias 15 e 22 de agosto. A modalidade é a que mais precisa se acostumar à cidade-sede da próxima edição dos Jogos Olímpicas, uma vez que as condições climáticas são determinantes na competição.

continua após a publicidade

Enquanto Regata Internacional de Vela não tem início, os estrangeiros aproveitaram para participar da Semana Internacional de Vela do Rio, que teve início em 24 de julho e durou até esta quarta-feira, com claro domínio dos barcos da Nova Zelândia.

Na 470 Feminina, os dez melhores barcos da competição são exatamente os dez primeiros colocados do ranking mundial. A vitória ficou com as líderes do ranking Jo Aleh/Polly Powrie, da Nova Zelândia, seguidas de França e Polônia. Já convocadas para a Olimpíada, Fernanda Oliveira e Ana Luiza Barbachan ficaram apenas no nono lugar.

Na competição masculina de 470, também toda a elite da modalidade participou da Semana Internacional. A vitória ficou com Luke Patience/Elliot Willis, da Grã-Bratanha, vice-líderes do ranking, que superaram os favoritos Matthew Belcher/Will Ryan, da Austrália. A Nova Zelândia garantiu o bronze.

continua após a publicidade

O Brasil teve Geison Mendes/Gustavo Thiesen num bom sexto lugar. Eles são 22.º colocados do ranking mundial e disputam a vaga olímpica com Henrique Haddad/Bruno Bethlem, que ficaram em 16.º.

Na 49er, o ouro foi para Peter Burling/Blair Tuke, da Nova Zelândia, com prata para a Polônia e bronze para a Grã-Bretanha. O melhor barco brasileiro foi de Marco Grael/Gabriel Borges, em 12.º, enquanto Dante Biachi/Thomas Low Beer ficou em 18.º lugar.

continua após a publicidade

Na Laser, o australiano Tom Burton, líder do ranking, venceu uma competição esvaziada, sem Robert Scheidt. Jorge Zarif ganhou o bronze na Finn, enquanto na 49er FX Martine Grael/Kahena Kunze não participaram de todas as regatas e ficaram em último. As quatro primeiras do ranking estiveram no Rio.