São Paulo – Dormir mais cedo, evitar exageros na noite de sábado, madrugar, tomar um bom café da manhã e partir para definir o grid. A partir de hoje, esta é a rotina dos pilotos de Fórmula 1. Nos dois últimos anos, eles foram dispensados das atividades matinais aos domingos com a extinção do warm up, o treino de aquecimento antes das provas.
Hoje, pela segunda vez na história, mas pela primeira respeitando um novo regulamento, os 20 (ou 18, se a Minardi não correr) participantes da prova que abre o mundial, na Austrália, irão conhecer a posição de largada poucas horas antes do início da corrida.
Ontem à noite foi realizada a primeira classificação, em voltas lançadas e com carros leves, com pouca gasolina no tanque. Quando eles voltarem à pista a partir das 20h de hoje (horário de Brasília), abrirão suas voltas com o tempo anotado na primeira sessão. É a soma de tempos que vai determinar as posições no grid. Estarão calçados com os mesmos pneus e gasolina suficiente para começar a corrida.
Largar na frente em 2005 perdeu um pouco a importância em função da regra que exige o uso de um único jogo de pneus durante toda a prova. O rendimento de todos os carros tende a ser muito irregular. Haverá aqueles que arriscar abrir o possível no início para se virar com a borracha ruim no fim, e aqueles que vão poupar pneus no começo para atacar na parte final. Com isso, as ultrapassagens poderão acontecer em maior número.
Ao menos, é o que esperam a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e, principalmente, o público. Somem-se às novas regras as incertezas quanto ao desempenho da Ferrari e das teóricas favoritas em Melbourne, Renault e McLaren, para se ter uma idéia de como será interessante a corrida, que começa à meia-noite, com 58 voltas.
No primeiro dia de treinos, sexta-feira, a McLaren confirmou a boa fase fazendo os melhores tempos, com Pedro de la Rosa, piloto de testes, em primeiro e Kimi Raikkonen em segundo. A melhor Ferrari, de Michael Schumacher, ficou em quarto. Os treinos livres de ontem começaram com pista molhada no circuito de Albert Park e temperatura baixa, na casa dos 13 graus.
Para os pilotos, o novo formato de classificação não altera apenas o funcionamento de seus relógios biológicos. O mais difícil será lidar com uma situação de pista desconhecida no domingo de manhã, sem treino algum, e partir direto para a volta que vai definir sua posição de grid. "Quem estiver mais ligado vai se dar bem", aposta Felipe Massa, da Sauber.