Gustavo Buchello, do Riachuelo, é um dos destaques do fim de semana. |
A nova geração do remo brasileiro mostra sua força neste fim de semana, na raia do Parque Náutico Iguaçu, em Curitiba, durante a Copa Sul-Sudeste Petrobras de Remo. Os integrantes da seleção brasileira sub-23, que também participarão dos Jogos Sul-americanos pela seleção principal, no fim do mês, são o destaque da maior competição regional do país, ao lado dos remadores campeões pan-americano júnior de 2002.
Fabiana Beltrame e Gustavo Villela (Martinelli/SC) tiveram resultados expressivos no Mundial Sub-23, em Gênova/Itália. Ao lado de Caroline Beloni, Fabiana formou o Double Skiff oitavo colocado na competição, algo inédito para o Brasil. Já Gustavo, remando com Rui Schaedler, terminou em 10o lugar no Double Skiff no mesmo campeonato. Nesta Copa Sul-Sudeste Petrobras, Fabiana competirá no Single Skiff e Gustavo no Dois Sem, Quatro Sem e Single Skiff.
“A Copa Sul-Sudeste vai ser importante para a gente conhecer melhor a raia para o Sul-Americano”, acredita Fabiana, 20 anos, que recentemente conquistou os títulos brasileiros na categoria Sub-23 e Aberta. Sua principal adversária na prova de Single Skiff e sua parceira na seleção brasileira, Mônica Anversa (Bandeirantes/SP), será o grande desfalque da Sul-Sudeste. Gripada, Mônica não participará da regata e ficará em repouso no Rio de Janeiro, onde está concentrada com a seleção. Entre os remadores juniores, muitos medalhistas pan-americanos, que deram ao Brasil um título inédito em maio, na competição disputada na altitude da Cidade do México. Bruno Koplewski de Castro e Matias Boledi (os três do Paulistano/SP), João Soares Júnior (Martinelli / SC), todos medalha de ouro e os medalhistas de prata Gustavo Buchele e Rafael Cirimbelli (ambos do Riachuelo / SC) participarão da Copa Sul-Sudeste Petrobras, que testará a raia do Parque Náutico Iguaçu para os Jogos Sul-Americanos, que acontecerão no local nos dias 30/11 e 1/12.
“Tivemos de rever o programa e eliminar as provas da categoria aberta por conta do treinamento da seleção brasileira para os Jogos Sul-Americanos. Mas os atletas mais novos têm um bom potencial e farão uma disputa de alto nível técnico”, aposta o presidente da Confederação Brasileira de Remo, Rodney Bernardes de Araújo.
Além dos clubes brasileiros, cinco a cinco agremiações paraguaias participam da competição como convidadas.
A Copa Sul-Sudeste Petrobras de Remo é um evento oficial do calendário da Confederação Brasileira de Remo, sob responsabilidade da Federação Paranaense de Remo e conta com o patrocínio do programa Petrobras Esportes Náuticos.