Pode não parecer muito, mas a F2007 que Kimi Raikkonen e Felipe Massa colocarão na pista, sexta-feira, na abertura dos treinos para o GP da Espanha, é bem diferente daquela que terminou a corrida do Bahrein há quase um mês.

continua após a publicidade

A nova carenagem sobre o motor, as asas dianteiras e os defletores laterais desenvolvidos em horas e horas de túnel de vento são sutilmente diferentes das peças usadas nas três primeiras corridas do ano e já deram resultado: nos testes da semana passada em Barcelona, a mesma pista que recebe a quarta etapa do Mundial de F1, a equipe italiana foi consistentemente mais rápida que seus principais adversários no campeonato, os pilotos da McLaren.

O mais aliviado com o desempenho do modelo ferrarista é Kimi Raikkonen, que divide a liderança da temporada com Fernando Alonso e Lewis Hamilton, todos com 22 pontos – Felipe Massa, seu companheiro, tem 17, na quarta colocação.

?O carro melhorou muito e agora seu comportamento favorece meu estilo de pilotagem?, disse o finlandês, que embora tenha vencido a prova de abertura, na Austrália, em nenhum momento derramou-se em elogios para o carro de Maranello. ?Vamos para a Espanha para vencer. O melhor deste campeonato, para mim, ainda está por vir. E vai começar agora?.

continua após a publicidade

O discurso otimista encontra eco nas palavras de Massa. ?Ganhei a última corrida, fomos bem nos testes na mesma pista em que vai ser disputada a próxima, o carro melhorou e, por isso, só posso estar confiante?, falou o brasileiro.

Raikkonen disse que sua preocupação, agora, será melhorar a performance nos treinos de classificação. Embora a Ferrari tenha sido a única a largar na pole neste ano, uma vez com ele e duas com Felipe, o ?Homem de Gelo? não está satisfeito com seu próprio desempenho. ?Eu preciso melhorar. Em uma volta apenas, ainda não consegui tirar do carro todo seu potencial?.

continua após a publicidade

Kimi sabe que largar na frente, num campeonato equilibrado como o de 2007, é fundamental. Nas três corridas disputadas até agora, quem fez a primeira curva na ponta, ganhou. Massa foi o único que não aproveitou uma pole, na Malásia, onde perdeu a liderança nos primeiros metros para Alonso e viu o espanhol vencer a prova.

Os treinos para o GP da Espanha, sexta, começam às 5h de Brasília. Serão duas sessões, com a definição do grid no sábado às 9h, mesmo horário da largada do domingo para 66 voltas. O circuito catalão foi modificado em relação ao ano passado, com a criação de uma chicane antes da última curva, para reduzir a velocidade de entrada na grande reta.