Na primeira hora de venda direta de ingressos para os Jogos Olímpicos Rio-2016, o site do comitê organizador (www.rio2016.org/ingressos) apresentou picos de acesso. em poucos minutos, se esgotaram “temporariamente” os bilhetes para algumas das sessões mais concorridas, como as cerimônias de abertura e encerramento, as finais de basquete e futebol masculino e a decisão dos 100 metros do atletismo. Mas o Comitê Rio-2016 alerta que novas entradas poderão ser disponibilizadas a qualquer momento.
Isso porque, desde o início do mês, uma ferramenta de revenda foi disponibilizada e milhares de bilhetes que haviam sido comercializados na fase de sorteios estão retornando ao “guichê online”. Apesar de a devolução não ser automática, as entradas podem aparecer na plataforma de venda ao longo do dia.
“Nossa orientação é que as pessoas continuem tentando em diferentes momentos do dia”, informou a assessoria de comunicação do Rio-2016, citando o exemplo da ginástica artística, que chegou a ter a venda de ingressos encerrada, mas depois foi reaberta.
Nos primeiros minutos de venda direta, que começou às 10 horas desta terça-feira, a plataforma de compra de ingressos do Comitê Rio-2016 apresentou instabilidade. O site não chegou a cair, mas muitos compradores eram direcionados para uma fila de espera. Há relatos de que, nesse período, o ingresso desejado já não estava mais disponível.
Apenas uma hora após a abertura das vendas, muitas pessoas já reclamavam nas redes sociais oficiais da competição. A maior queixa é contra o site da venda de ingressos, que estaria com uma conexão irregular devido ao alto número de acessos.
Ao contrário da primeira fase, quando os bilhetes foram definidos por sorteio, a compra vem sendo feita por ordem de chegada. Por conta do altíssimo número do acessos, o endereço de compra vem demonstrando irregularidade. Na atual fase, estão disponíveis bilhetes para todas as modalidades – são 518 eventos no total.
Porém, esta ainda não é a última chance de garantir um lugar nas competições. Está em curso, no mesmo site, a opção de revenda dos ingressos. Dos dois milhões de bilhetes vendidos na primeira etapa, quatro mil já foram postos para revenda.
Pelas regras desta fase de compras, cada pessoa poderá escolher até seis eventos, selecionando de 4 a 6 ingressos, num máximo de 120 no total. O tempo de compra não pode exceder 30 minutos.