Os clubes da Série Ouro não vão ter descanso neste Carnaval. Após a emocionante rodada de ontem, as equipes voltam a campo na quinta-feira, dia 26, para o início da segunda fase. Para as equipes que disputam o torneio da morte, a luta contra o rebaixamento começa no próximo domingo. As duas piores deste quadrangular serão rebaixadas.
Nesta segunda fase, foi feito um cruzamento entre as equipes dos grupos Sul e Norte, que foram criados na primeira fase para reduzir os gastos com viagens para as equipes do interior. Novamente, serão dois grupos, cada um com seis equipes. Em cinco rodadas, as equipes se enfrentam entre si e as duas melhores classificadas de cada grupo seguem na competição. As três melhores equipes na primeira fase, nas chaves Sul e Norte, têm a vantagem de três mandos de jogo.
No primeiro grupo estão Atlético, Malutrom e Iraty (1.ª, 3.ª e 5.ª classificados da chave sul, respectivamente) e Cianorte, Roma e União Bandeirante (2.ª, 4.ª e 6.ª classificadas da chave norte, respectivamente). No segundo grupo, ficam Adap, Paranavaí e Londrina (1.ª, 3.ª e 5.ª da chave norte, respectivamente) e Coritiba, Rio Branco e Francisco Beltrão (2.ª, 4.ª e 6.ª da chave sul, respectivamente).
Torneio da morte
Paralelo à disputa da segunda fase do estadual, será disputado o “torneio da morte”, que foi criado para evitar que as quatro piores equipes da primeira fase – duas últimas de cada grupo – ficassem sem calendário tão precocemente. Da chave sul, disputam o torneio da morte Paraná Clube e Prudentópolis e da chave norte, Nacional e Grêmio Maringá.
As quatro equipes jogam em turno e returno, em seis datas. As duas que somarem menos pontos estão rebaixadas para a série A-1 (série Prata em 2005) do estadual e a que somar mais pontos, terá uma vaga garnatida na Série C do campeonato brasileiro – é claro, se a referida equipe não fizer parte nem da Série A, nem da Série B.