As emoções da Velocidade na Terra estarão de volta ao Autódromo Afonso Pena, em São José dos Pinhais, no próximo dia 21, quando será disputada a terceira etapa da Copa Paraná de Velocidade na Terra, cujo certame é composto de nove etapas realizadas exclusivamente na pista são-joseense. Se depender do que aconteceu nas duas primeiras etapas da Copa, o público pode, desde já, ter a certeza que  não faltarão grandes "pegas" e muita emoção.

continua após a publicidade

Organizado pela AGV Promotora de Eventos, a Copa Paraná contará com disputas nas categorias Fusca Velocidade, Novatos, Turismo, Marcas, Hot Dodge e Stock Car. Das seis categorias, a Novatos, a Turismo e a Marcas são disputadas em bateria única, enquanto as demais são em duas "rodadas".

Como em anos anteriores, quando somente o Autódromo Afonso Pena mantinha viva a Velocidade na Terra no Paraná, então com a disputa do "Paranaense", a copa continua prometendo muito mais até o final do ano. A começar pelo custo para os pilotos, que na sua maioria esmagadora estão radicados na Região Metropolitana de Curitiba e evitam assim gastos com transporte e hospedagem da equipe. Depois, pela própria facilidade de acesso ao autódromo, que fica às margens da BR-376 no sentido Jonville.

"Pelo que estamos sentindo, não somente nós da organização, mas igualmente, todas as equipes estão ansiosas para a terceira etapa, que deverá contar com um número de competidores superior às já realizadas até o momento", disse Gastão Vosgerau, diretor da empresa promotora da copa.

continua após a publicidade

Como há tempos vem acontecendo, a Fusca Velocidade irá formar um grande grid, onde o grande "caçado" será o líder Milton Batista, que soma 38 pontos, contra 32 de Rogério Melani e Sérgio Chulik. Na Novatos, a diferença de pontos também é pequena, já que Rafael Wollinger lidera com 20 pontos, contra 15 de João Stabach e 14 de Carlos Kavilhuka. Na Turismo, Ricardo Kavilhuka se mostrou imbatível na temporada e é líder com 23 pontos, contra 16 de Gedson Gonçalves e Ivan Lúcio dos Santos, que dividem a segunda posição na classificação. Também somando 23 pontos, José Bornemann lidera a Marcas, seguido de Chris Bornemann, com 17 e do joinvilense Betão Brietzig, com 14. A Hot Dodge continua como a grande atração do campeonato, já que os inconfundíveis motores V8 levam os aficionados à loucura. Marco "Pateta" Martins é o líder absoluto, com 38 pontos, mas não poderá se descuidar principalmente com Luiz Carlos Ribeiro (29 pontos) e Ivan Ribeiro (26 pontos), respectivamente vice e terceiro colocados. A classificação da Stock Car é que está mais "embolada". O curitibano Tancredo Faria tem 30 pontos, são-joseense Andrey Bonatto, 29 e Rogério Melani, 27, o que significa a certeza de grandes confrontos na pista.

Os ingressos custam R$ 7,00 e crianças de até 10 anos não pagam entrada. Os treinos classificatórios serão no sábado e as provas acontecem a partir das 9h30 de domingo. Maiores informações pelo telefone 3383-5868 ou pelo www.velocidadenaterra.com.br.

continua após a publicidade