Com uma grande atuação do goleiro Manuel Neuer, o Schalke 04 conquistou uma vaga nas quartas-de-final da Liga dos Campeões. Depois de perder por 1 a 0 para o Porto – mesmo placar pelo qual venceu a primeira partida – o time alemão contou com duas defesas de seu arqueiro na decisão por pênaltis, para derrotar o adversário, fora de casa, por 4 a 1.
O time dos brasileiros Rafinha e Bordon defendeu-se durante a maior parte do tempo regulamentar e conseguiu segurar o empate – e a classificação – até os 41 minutos. Mas o argentino Lisando López fez bela jogada e, da entrada da área, conseguiu marcar o único gol da partida.
Na prorrogação, o medo do Porto de levar um gol – e ter de fazer outros dois – e o cansaço do Schalke 04 se manifestaram. As duas equipes criaram pouco, levando a decisão para os tiros da marca penal. Então, prevaleceu o bom desempenho de Neurer, que defendeu as cobranças de Lisando e Bruno Alves, colocando os alemães entre os oito melhores times da Europa. Ao Porto, campeão em 2004, restaram os aplausos da torcida, que lotou o Estádio do Dragão.