O Fenerbahçe, do técnico brasileiro Zico, escreveu nesta terça-feira a página mais importante de sua história de mais de 100 anos. No Estádio Ramón Sánchez-Pizjuán, em Sevilha, na Espanha, a equipe turca conseguiu, nos pênaltis classificar-se às quartas-de-final da Liga dos Campeões da Europa. Depois de perder por 3 a 2 nos 90 minutos – mesmo placar do jogo de ida – e empatar na prorrogação, a equipe de Istambul acertou três cobranças contra apenas duas do adversário.
O grande herói da conquista foi o goleiro Volkan Demirel, que defendeu os pênaltis batidos por Escudé, Maresca e Daniel Alves. Durante a partida, o arqueiro quase afundou a equipe ao levar dois gols em bolas consideradas defensáveis. Os brasileiros naturalizados Vederson e Aurélio, e o sérvio Kezman converteram os pênaltis para o Fenerbaçe – Edu Dracena chutou para defesa de Palop. Pelo Sevilla, Kanouté e Dragutinovic acertaram.
Precisando a vitória após perder a primeira partida por 3 a 2, o Sevilla partiu para cima desde o começo e não demorou para marcar. Aos 5 minutos, o brasileiro Daniel Alves, de falta, contou com a ajuda deDemirel para abrir o placar. Com os turcos ainda abalados , a equipe da casa ampliou aos 9 minutos. O meia marfinense Seydou Keita chutou da intermediária e mais uma vez Demirel falhou e não conseguiu fazer a defesa.
O Fenerbahçe voltou a sonhar com a classificação aos 20 minutos, quando o brasileiro Deivid, no meio da área, chutou para diminuir a desvantagem. Quando a equipe dirigida por Zico tentava o empate, o Sevilla voltou a marcar. Depois de jogada de Daniel Alves, o atacante Kanouté, de Mali, matou no peito e chutou sem chances para Demirel, retomando a vantagem de dois gols para os espanhóis.
Com o 3 a 1 contra, o Fenerbahçe poderia levar a disputa para a prorrogação caso fizesse mais um gol. No início da segunda etapa a equipe turca pressionou o gol defendido por Andrés Palop. Mas foi somente aos 34 minutos que Deivid, mais uma vez, conseguiu superar a defesa do Sevilla. O brasileiro teve de tentar duas vezes para fazer o placar de que sua equipe precisava para levar o jogo para a prorrogação.
No tempo extra, embora o Sevilla tenha criado mais chances, as duas equipes travaram no jogo. O brasileiro Alex, principal jogador do Feberbahçe, foi substituído no segundo tempo, cansado após boa atuação na partida.