O nome diferente acabou resultado no apelido ‘artístico’ do novo lateral-direito do Paraná Clube. O pernambucano de 22 anos, Christofoly Acioly da Silva passou a ser chamado de Toty ainda na infância. Uma forma de protesto da sua mãe, inconformada com o nome registrado pelo pai. ‘Ela queria que eu me chamasse Alexandre. Meu pai registrou Christofoly e ela, achando muito difícil, passou a me chamar de Toty. E ficou’, conta o jogador, bem humorado e rechaçando uma ‘crise’ familiar.

continua após a publicidade

A mesma desenvoltura que apresentou diante dos microfones, Toty leva para dentro de campo. O lateral aproveitou a lesão de Roniery – ocorrida ainda durante as avaliações físicas -, para ocupar o espaço e iniciar o Paranaense como titular do Paraná Clube. ‘É um sonho que estou realizando. O Paraná me abriu as portas e não quero desperdiçar a chance’, disse. Forjado nas categorias de base do Sport, Toty rodou por clubes menores do nordeste, antes de chegar ao Tricolor, através da Amaral Sports.

‘Todo jogador do nordeste sonha com uma chance em um grande clube do sul ou do sudeste. Espero mostrar meu futebol e, com isso, ajudar o Paraná em seus objetivos’, afirmou o lateral, mirando o Estadual e a Série B. ‘Sabemos que o clube não conquista o título paranaense há algum tempo. Vamos fazer de tudo para quebrar esse tabu e escrever o nome na história do Paraná’, arrematou Christofoly, ou simplesmente Toty.

continua após a publicidade