O lateral-direito Roniery retorna de “suspensão”, mas segue pendurado com dois cartões amarelos. O departamento de futebol do Paraná Clube cometeu um equívoco na contagem das advertências e o camisa 2 nem precisava ter ficado de fora do jogo contra o América-RN. O deslize ocorreu por conta da expulsão frente ao Oeste, ainda na terceira rodada. Naquele jogo, Roniery levou dois amarelos e, consequentemente, o vermelho.

continua após a publicidade

O clube, ao anotar as punições, não desconsiderou o amarelo, como deveria, resultando na ausência equivocada do jogador na última sexta-feira. “Não deveria ter acontecido, mas aconteceu. Vamos tomar as providências para um cuidado maior nesta contagem”, disse o superintendente Celso Bittencourt. Na prática, o dano acabou restrito ao fato de Roniery ter desfalcado o time sem necessidade. Isso porque, no início da semana, após consulta à CBF, o clube obteve a contagem correta dos cartões. “Falamos com o atleta e explicamos a situação. Dos males, o menor”, comentou o supervisor Fernando Leite.

Caso essa consulta não ocorresse, o Paraná estaria sujeito à perda de pontos no momento em que Roniery levasse novo cartão e não cumprisse a suspensão. Mesmo sendo um dos principais jogadores do Tricolor nesta Série B, Roniery não fez tanta falta frente ao América-RN, tamanha a superioridade do time na goleada por 4 x 0. Tanto que o seu substituto, Moacir, acabou eleito o melhor em campo. Se o prejuízo técnico não se confirmou, ao menos o vacilo serve de alerta. A contagem de cartões é um procedimento simples demais e todas as súmulas são disponibilizadas no site da CBF após os jogos. Atualmente, em duas versões (súmula e súmula digital).

Até aqui, nesta Série B, o Paraná Clube levou 16 cartões amarelos e dois vermelhos. O único jogador suspenso do jogo frente ao Ceará, no próximo sábado, é o volante Édson Sitta (terceiro amarelo). Porém, o técnico Dado Cavalcanti convive com o risco real de perder vários jogadores para o próximo confronto, terça-feira que vem, contra o Bragantino. Com a “modificação” no quadro do lateral-direito, são quatro titulares “pendurados”: Paulinho, Ricardo Conceição, Rubinho e o próprio Roniery.

continua após a publicidade