O Milan conseguiu hoje sua primeira vitória na Champions League 2012/13, ao passar pelo Zenit, por 3 a 2, no estádio Petrovski, em São Petersburgo (Rússia), ao estilo italiano, com sofrimento e sufoco. Com isso, chegou a quatro pontos no Grupo C, e pode ser líder se o Málaga perder para o Anderlecht, que jogam ainda hoje.

continua após a publicidade

A equipe rubro-negra vinha de cinco gols de El Shaarawy em quatro jogos, em seu pior começo desde a temporada 1940-41, com o brasileiro Robinho no banco, pois está voltando de contusão, e não vencia fora de casa no torneio desde outubro de 2010. Já o bicampeão russo estava 16 jogos invicto em casa em torneios europeus. Esta é a única marca que mudou.

O primeiro tempo do jogo pode ser dividido em uma parte pró-Milan, curta, e todo o resto pró-Zenit. A fase do time italiano durou 20min, da saída até este minuto, quando já tinha 2 a 0 no placar.

Com pressão desde a saída de bola, abriu o placar aos 12min com Emanuelson, em cobrança de falta, com a bola desviando na barreira e enganando o goleiro Malafeev. El Shaarawy, aos 16min, fez o segundo gol milanista –ele pegou a bola no meio, driblou Hubocan com uma meia-lua, invadiu a área pressionado por três adversários e chutou para fazer um golaço, 2 a 0.

continua após a publicidade

Defesas

E aí, entrou em funcionamento o estilo italiano: recuar, bloquear e apostar nos contra-ataques. A defesa quase funcionou, graças ao goleiro Abbiati, que fez grandes defesas – foi o melhor do primeiro tempo.

continua após a publicidade

Mas, veio o castigo, antes do final da etapa inicial, com certa justiça pelo domínio do Zenit. Hulk, aos 46min, recebeu a bola na área, rasteira, na corrida (passe de Shirokov) e chutou forte, sem chance de defesa, descontando para 1 a 2 no placar. O empate foi aos 3min do segundo tempo, com gol de Shirokov de cabeça, em bola levantada na área por Hulk em escanteio, na segunda trave, e ele sozinho marcou.

A pressão russa não parou aí e continuou, obrigando o goleiro Abbiati a fazer grandes defesas. Com 30min, veio a sorte a favor dos italianos, com gol contra de Hubocan, do Zenit – Montolivo cruzou da direta e o zagueiro, em disputa com Pazzini, desviou e mandou a bola para a própria meta, garantindo o 3 a 2 para os italianos.

Agenda

Na próxima rodada, o Milan enfrentará o Málaga na Espanha, enquanto que o Zenit pega o Anderlecht, de novo em casa, em 24 de outubro.