Talvez nem o mais pessimista torcedor do Botafogo esperava que seu time estreasse com derrota na Copa do Brasil. Mas foi o que aconteceu. Com a força máxima, a equipe alvinegra carioca perdeu para o São Raimundo por 1 a 0, nesta quarta-feira, em Santarém (PA). Com isso, o atual campeão da Série D do Campeonato Brasileiro joga pelo empate, no próximo dia 24, no Engenhão, para avançar de fase.

continua após a publicidade

Não havia como o Botafogo se desligar totalmente do duelo decisivo contra o Flamengo, pela semifinal da Taça Guanabara (primeiro turno do Campeonato Carioca), na semana que vem: muitos torcedores do São Raimundo foram ao estádio vestidos com a camisa do clube da Gávea, numa clara provocação ao rival.

Logicamente, quando a bola rolou, o time de General Severiano esqueceu o clássico e mirou seu objetivo: vencer a partida por dois ou mais gols de diferença para eliminar o jogo de volta. Assim, evitaria maior desgaste.

Em vão. Incentivado por sua torcida, o São Raimundo encarou a partida como uma final de Copa do Mundo. Não havia bola perdida. O time da casa se esforçou muito e jogou bem, com forte marcação e sem abrir mão de atacar o Botafogo.

continua após a publicidade

Já o clube carioca parecia um time pequeno, sem força ofensiva e criatividade. Atuou muito mal e não conseguiu superar o goleiro Labilá, autor de pelo menos três defesas difíceis no segundo tempo.

A vitória do São Raimundo, gol do atacante Branco na etapa final, deixou o técnico Joel Santana irritadíssimo. “Agora temos que ganhar em casa”, disse o volante Leandro Guerreiro, sem esconder o abatimento.

continua após a publicidade

Ficha técnica

São Raimundo-PA 1 x 0 Botafogo

São Raimundo-PA – Labilá; Filho, Evair e Carlão; Leandrinho (Ceará), João Pedro, Beto, Marcelo Pitbull e Michel; Wallace (Maurício) e Del Curuçá (Branco). Técnico: Flávio Barros.

Botafogo – Jefferson; Fábio Ferreira, Antônio Carlos e Fahel (Caio); Alessandro (Wellington Júnior), Leandro Guerreiro, Eduardo (Somália), Marcelo Cordeiro e Lúcio Flávio; Herrera e Loco Abreu. Técnico: Joel Santana.

Gol – Branco, aos 23 minutos do segundo tempo.

Árbitro – Wilton Pereira Sampaio (DF).

Cartões amarelos – Evair (São Raimundo-PA); Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Herrera (Botafogo).

Renda – R$ 327.335,00.

Público – 12.769 pagantes.

Local – Estádio Colosso dos Tapajós, em Santarém (PA).