Em momentos totalmente distintos na temporada de 2017, Cruzeiro e Atlético Mineiro se enfrentam neste domingo no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte, às 17 horas, pela 30.ª rodada do Campeonato Brasileiro, com objetivos bem diferentes.
Surpreendido pela Chapecoense na última rodada, em casa, o Atlético Mineiro não tem outra alternativa: mesmo com mando do Cruzeiro, precisa vencer o clássico para se manter com chances reais de se classificar à Copa Libertadores. A equipe, afinal, soma apenas 38 pontos e está quase tão distante dos sete primeiros colocados – que hoje garantem vaga na competição sul-americana – quanto da zona de rebaixamento.
“Conversamos entre nós, jogadores, e falamos que esse clássico é o jogo do ano, ainda mais nesse momento, logo depois de perdemos um jogo em casa. Então, veio na hora certa esse jogo contra o Cruzeiro e temos que fazer o resultado”, cobrou o meia Valdívia. “No clássico você tem que mostrar, chutar de esquerda, de direita, de joelho, fazer alguma coisa, de qualquer forma, para que a equipe seja vencedora, ainda mais fazendo gol, que é bem melhor. Então, vai ser um grande jogo e espero fazer uma boa partida”.
Se o cenário atleticano é complicado, o técnico Oswaldo de Oliveira pode ao menos ter um importante reforço: o zagueiro Leonardo Silva, afastado dos gramados desde o início do mês devido a uma lesão muscular na coxa esquerda. Plenamente recuperado, ele treinou nos últimos dias e pode ficar com a vaga de Felipe Santana. Outra mudança é a possível entrada do volante Adilson no lugar do suspenso Elias.
Enquanto o rival tem um jogo decisivo pela frente, o Cruzeiro está relativamente tranquilo para o restante da temporada. Foi, afinal, campeão da Copa do Brasil e já assegurou vaga na Copa Libertadores. E, mais importante ainda, renovou na última sexta-feira com o técnico Mano Menezes por mais duas temporadas, o que pode antecipar o planejamento para 2018.
Na quinta posição com 47 pontos, contudo, o elenco cruzeirense promete foco no clássico para se reabilitar da derrota para o Coritiba, na última quarta-feira, fora de casa. “Temos jogos importantes pela frente e domingo é um deles. A gente vai fazer de tudo para voltar a vencer e espero que seja nesse domingo. Nosso torcedor dentro do Mineirão é importante, dando sempre o incentivo”, destacou o goleiro Fábio.
Para o clássico, aliás, o Cruzeiro terá os importantes retornos do zagueiro Murilo e do meia-atacante Alisson. “O Alisson está dentro. A questão de Murilo era porque ele estava entre jogadores do setor que estavam com dois amarelos”, explicou Mano Menezes. “Mas é provável que volte no clássico”.