Depois de somar apenas um ponto nos dois jogos contra o Borussia Dortmund, o Real Madrid caiu para a segunda posição do grupo D da Liga dos Campeões, mas nesta quarta-feira poderá garantir antecipadamente uma vaga nas oitavas de final e ainda eliminar o Manchester City, que ainda não venceu no torneio.
O duelo será especial para o técnico do Real, José Mourinho, que se tornará o treinador mais jovem a completar 100 partidas na competição continental. Carlo Ancelotti, Arsene Wenger, Ottmar Hitzfeld, e Alex Ferguson também já realizaram o feito, mas todos tinham mais que 49 anos, idade do português, quando alcançaram esse número.
Mourinho completará a marca em um jogo especial. A equipe de Madri soma sete pontos, atrás do Dortmund (8), e com três a mais que o Ajax. Assim, se vencer e ainda contar com um tropeço dos holandeses contra os alemães na Amsterdam Arena, o Real estará classificado.
A missão, no entanto, não será das mais fáceis. O City soma apenas dois pontos na ‘Champions’, mas no último sábado assumiu a liderança do Campeonato Inglês ao golear o Aston Villa e ainda contar com um tropeço do rival Manchester City.
Após um começo de temporada de muita inconstância, os ‘Citizens’ vêm mostrando nas últimas semanas algum brilho que remete ao time que se sagrou campeão nacional em maio deste ano. A volta do meia David Silva, que esteve entregue ao departamento médico, e os gols dos argentinos Carlos Tévez e Sergio Agüero, que fizeram dois cada no fim de semana, foram de grande importância nessa reação.
Embora o próprio técnico Roberto Mancini já tenha se mostrado descrente na vaga após o empate em casa com o Ajax, os atletas da equipe inglesa prometem lutar até o fim.
“Não se deve se render nunca”, afirmou Agüero, que nunca venceu um jogo contra o Real, mesmo depois de defender o Atlético de Madrid por cinco temporadas.
Mancini não poderá contar com o lateral-esquerdo Gael Clichy, que dará lugar a Aleksandar Kolarov. O zagueiro Joleon Lescott e o meia James Milner também não se recuperaram de contusões.
O Real, por sua vez, tenta se recuperar da derrota para Dortmund na Alemanha e o empate com o bicampeão alemão em pleno estádio Santiago Bernabéu.
As dores musculares de Michael Essien impedirão Mourinho de escalar seu “tridente” com o ganês, Sami Khedira e Xabi Alonso. Assim, Mesut Özil e Ángel Di María começarão jogando mais uma vez, com Kaká e Luka Modric no banco. Machucado, o lateral Marcelo continua fora.
Com um ataque que fez pelo menos um gol em cada um de seus últimos 17 jogos, o Real tentará quebrar uma invencibilidade de 19 partidas do City como mandante. Nunca um time espanhol venceu no estádio Etihad.
Também nesta quarta, o Borussia Dortmund irá a até Amsterdã em busca da classificação antecipada. Para isso, depende de uma vitória contra o Ajax.
O bicampeão alemão terá equipe completa na Amsterdam Arena, inclusive o meia Jakub Blaszczykowski, que se recuperou de lesão e retornou aos gramados no último sábado. Nos donos da casa, o atacante Ryan Babel machucou o ombro direito e continua fora, mas o goleiro titular Kenneth Vermeer e o zagueiro Toby Alderweireld foram liberados pelo departamento médico.
Prováveis escalações:.
Manchester City: Hart; Zabaleta, Kompany, Nastasic e Kolarov; Barry, Yaya Touré, Nasri e David Silva; Tévez e Agüero. Técnico: Roberto Mancini.
Real Madrid: Casillas; Arbeloa, Pepe, Sergio Ramos e Fabio Coentrão; Khedira, Xabi Alonso, Di María e Özil; Cristiano Ronaldo e Benzema. Técnico: José Mourinho.
Árbitro: Gianluca Rocchi (Itália), auxiliado por seus compatriotas Elenito Di Liberatore e Gianluca Cariolato.
Estádio: Etihad, em Manchester