Em um jogo marcado pela movimentação intensa dos jogadores – muitos considerados reservas em ambas as equipes -, o Botafogo venceu o Grêmio por 1 a 0 neste domingo, no estádio do Engenhão, no Rio, em jogo válido pela 20.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os goleiros foram destaque no confronto, especialmente o paraguaio Gatito Fernández, que defendeu um pênalti e garantiu o triunfo do clube carioca pelo placar mínimo.

continua após a publicidade

Com a vitória (a primeira após cinco rodadas), o Botafogo chegou aos 28 pontos e encostou no G6, grupo dos clubes que garantem vaga na próxima Copa Libertadores – o primeiro da lista é o Atlético Paranaense, com 29. Para o Grêmio, a derrota frustra o objetivo de alcançar o líder Corinthians na tabela de classificação. Mantendo-se com 39 pontos, a equipe tricolor gaúcha segue 8 atrás do time paulista, que se beneficiou do resultado mesmo sem ter entrado em campo neste fim de semana.

continua após a publicidade

Pensando na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil, nesta quarta-feira, diante do Cruzeiro, em Porto Alegre, o técnico Renato Gaúcho colocou em campo um Grêmio formado totalmente por reservas. O Botafogo também preservou alguns dos jogadores considerados mais importantes pelo treinador Jair Ventura.

continua após a publicidade

Apesar da ausência de vários titulares dos dois lados, o confronto foi uma prévia das quartas de final da Copa Libertadores, que começará a ser definida entre Botafogo e Grêmio no dia 13 de setembro, novamente no estádio do Engenhão. O segundo jogo será realizado no dia 20, em Porto Alegre.

O time mandante começou a partida com muita disposição e pressionando os visitantes. E conseguiu abrir o placar logo no início, aos 6 minutos, em jogada que começou com uma roubada de bola de Matheus Fernandes no meio de campo, após dividida com o Kaio. O atacante Brenner foi servido, mas viu a passagem de Leandrinho, que recebeu belo passe e tocou por baixo do goleiro Paulo Vitor.

O Botafogo seguiu dominando as ações até por volta dos 20 minutos, quando perdeu rendimento e passou a ser envolvido pelo Grêmio. Aos 21, os gaúchos tiveram a primeira grande oportunidade para igualar o marcador em um chute do atacante Batista. Mas Brenner, que ajudava a defesa, conseguiu salvar em cima da linha.

Os gremistas levaram perigo novamente poucos minutos depois, em uma arrancada de Everton, que partiu do meio de campo, limpou o zagueiro e chutou para o gol, mas a bola desviou na zaga saiu para escanteio.

Aos 44 minutos, o meio-campista Matheus Fernandes usou o braço esquerdo para interceptar uma falta batida por Fernandinho: pênalti marcado pelo árbitro mato-grossense Wagner Reway. Na cobrança, o experiente lateral-esquerdo Marcelo Oliveira – com paradinha na corrida para a bola – tentou acertar o canto direito de Gatito Fernández, mas o paraguaio se esticou para fazer a defesa.

Na segunda etapa, apesar de algumas estocadas do Grêmio, o time botafoguense voltou a retomar a superioridade na partida. A equipe da casa teve ótima chance de ampliar o marcador, aos 13 minutos, com Léo Valencia, que chutou forte para grande defesa de Paulo Vitor.

O goleiro gremista voltou a salvar a equipe de levar o segundo gol em uma arrancada do lateral-direito Arnaldo, que chegou na cara do gol e disparou para grande defesa de Paulo Vitor. O jogo continuou muito intenso, disputado e com as equipes buscando o gol até o fim.

O Botafogo volta a campo nesta quarta-feira, no estádio do Engenhão, para enfrentar o Flamengo na primeira partida da semifinal da Copa do Brasil. Depois, pelo Brasileirão, o clube alvinegro jogará no domingo, em Campinas (SP), contra a Ponte Preta. Já o Grêmio terá pela frente no Brasileirão, também no domingo, o Atlético Paranaense, em Porto Alegre. Antes, enfrenta o Cruzeiro.

FICHA TÉCNICA

BOTAFOGO 1 x 0 GRÊMIO

BOTAFOGO – Gatito Fernández; Arnaldo (Emerson Santos), Marcelo, Emerson Silva e Gilson; Matheus Fernandes, Bruno Silva, Leandrinho (Victor Luis) e Leonardo Valência; Guilherme e Brenner (Fernandes). Técnico: Jair Ventura.

GRÊMIO – Paulo Victor; Léo Gomes, Bressan, Bruno Rodrigo e Marcelo Oliveira; Kaio, Jailson (Patrick), Lincoln (Jean Pyerre) e Fernandinho; Everton e Batista (Dionathã). Técnico: Renato Gaúcho.

GOL – Leandrinho, aos 6 minutos do primeiro tempo.

CARTÕES AMARELOS – Gilson, Matheus Fernandes e Emerson Santos (Botafogo); Bruno Rodrigo (Grêmio).

ÁRBITRO – Wanger Reway (Fifa/MT).

RENDA – R$ 149.330,00.

PÚBLICO – 5.358 pagantes (6.352 no total).

LOCAL – Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro (RJ).