No Engenhão, Botafogo derrota o Grêmio por 2 a 1

Em um jogo em que o goleiro Renan brilhou e que houve um novo apagão no Engenhão, algo frequente neste ano, o Botafogo derrotou neste domingo o Grêmio por 2 a 1. Com o resultado, a equipe alvinegra chegou aos 11 pontos e está na parte de cima da tabela de classificação do Campeonato Brasileiro. Já o adversário, que jogava de igual para igual até ter um atleta expulso, aos 23 minutos do segundo tempo, permanece com 7.

As duas equipes pisaram no gramado do Engenhão com vários desfalques. O Botafogo não contou com o goleiro Jefferson, o atacante Loco Abreu, o lateral-esquerdo Cortês, o volante Arévalo e o recém-contratado Renato. Já o Grêmio lamentou principalmente a ausência do camisa 1 Victor e do volante Fábio Rochemback.

Com 25 minutos de jogo, o Botafogo havia finalizado cinco vezes contra nenhuma do Grêmio, que só se defendia. Pouco tempo depois, a equipe comandada por Renato Gaúcho acordou e quase marcou: o volante Fernando perdeu gol cara a cara com o goleiro Renan – o camisa 1 defendeu.

Logo em seguida, nova oportunidade gremista e o volante Marcelo Mattos cortou um voleio de Lúcio que tinha endereço certo. Aí foi a vez do Botafogo responder à altura: Herrera arriscou chute que passou rente à trave e, no lance seguinte, o goleiro Marcelo Grohe evitou que o 0 a 0 saísse do placar.

O primeiro tempo foi movimentado, embora tecnicamente não tenha sido brilhante. “Tivemos três, quatro chances de gol mas não concluímos bem. Vamos tentar ter mais sorte no segundo tempo”, declarou o meia alvinegro Everton, no intervalo.

O Botafogo iniciou a etapa final sem o mesmo ímpeto. Havia diminuído perigosamente seu ritmo. Já o Grêmio teve uma chance de ouro de largar na frente. O volante Willian Magrão entrou livre na área, bateu no canto, mas o goleiro Renan defendeu.

Quando o jogo parecia favorável ao visitante, o meia Fernando, que já tinha cartão amarelo, foi expulso aos 23 minutos, após derrubar o meia Cidinho. Aos 25, o Botafogo fez 1 a 0. O meia Élkeson chutou forte na direção da área, Marcelo Mattos meteu a cabeça e balançou a rede.

A torcida alvinegra gritou “Fica” para o autor do gol, cujo empréstimo está perto de terminar. Em seguida, o Engenhão ficou às escuras. E não é a primeira vez que isso acontece. Houve o mesmo problema em um Fla-Flu, pelo Campeonato Carioca, e no duelo entre Fluminense e Libertad, do Paraguai, pela Copa Libertadores da América.

Após a partida recomeçar, depois de 22 minutos de paralisação, o Botafogo fez 2 a 0 com o meia Élkeson. O zagueiro Rafael Marques ainda descontou para o Grêmio, mas parou por aí.

Ficha técnica

Botafogo 2 x 1 Grêmio

Botafogo – Renan; Alessandro, Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Lucas Zen, Marcelo Mattos (Thiago Galhardo), Everton (Cidinho), Maicosuel (Caio) e Élkeson; Herrera. Técnico: Caio Junior.

Grêmio – Marcelo Grohe; Gabriel, Mário Fernandes, Rafael Marques e Neuton; Willian Magrão, Fernando, Lúcio, Douglas e Marquinhos (Roberson); Lins (Leandro). Técnico: Renato Gaúcho.

Gols – Marcelo Mattos, aos 25, Elkeson, aos 58, e Rafael Marques, aos 64 minutos do segundo tempo.

Árbitro – Jailson Macedo Freitas (BA).

Cartões amarelos – Marcelo Mattos, Caio e Élkeson (Botafogo).

Cartão vermelho – Fernando (Grêmio).

Renda – R$ 235.895,00.

Público – 10.433 pagantes.

Local – Estádio Olímpico João Havelange (Engenhão), no Rio de Janeiro (RJ).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo