No clássico paulista, um duelo entre dois amigos

São Paulo (AE) – Palmeiras x São Paulo já seria um clássico interessante apenas pela rivalidade dos clubes ou mesmo pela situação das equipes no campeonato paulista – os são-paulinos buscam manter-se na liderança e os palmeirenses precisam reabilitar-se. O jogo, porém, ganhou um tempero especial para o torcedor nos últimos dias: o duelo de amigos no banco.

A expectativa, até a tarde de sexta-feira, era de que os dois times fossem dirigidos por treinadores interinos, mas uma reviravolta garantiu a presença dos comandantes. Candinho, contratado pelo Palmeiras, decidiu estrear já hoje, apesar do pouquíssimo tempo de trabalho com o elenco, e Emerson Leão, punido pelo TJD por 60 dias, conseguiu efeito suspensivo para a pena.

É a garantia de dois nomes de peso à beira do campo do Morumbi, em partida marcada para as 16 horas. Mas sem nenhuma rivalidade. Pelo contrário. Os dois se conhecem há mais de 35 anos e sempre tiveram amizade. Hoje, prometem se abraçar antes do início do confronto. Um prato cheio para os fotógrafos.

?O Leão é meu amigão, jogamos juntos no Palmeiras no fim dos anos 60?, contou Candinho. ?Fui ao casamento dele e conheço sua família?, complementou. ?Fico feliz pelo fato de o Candinho voltar a trabalhar no Brasil e muito mais por ser em São Paulo?, retribuiu Leão. ?Nós nos vemos com freqüência, costumamos ir aos mesmos lugares.?

Nesta tarde, é claro, deixarão a afinidade de lado. Afinal, ambos precisam do resultado positivo. Candinho inicia as atividades no Palmeiras sob pressão. A equipe não vence há quatro jogos no estadual – tem apenas 10 pontos em sete rodadas -, vem sendo bastante criticada pelo torcedor e não consegue fazer boas exibições. Leão, por outro lado, tem mais tranqüilidade. Seu time é líder isolado da competição, com 19 pontos, mas, se não vencer, corre o risco de perder o primeiro lugar. O Mogi Mirim, com 18, e o Santos, 17, podem ultrapassá-lo.

?O momento do Palmeiras é ruim, mas em clássico as diferenças ficam fora de campo?, comentou o lateral palmeirense Lúcio, apostando na reação. ?Temos de aproveitar o fator psicológico deles, que não é bom?, rebateu o lateral são-paulino Cicinho.

O duelo é marcado pelo equilíbrio. Em 256 jogos na história, houve 86 vitórias para cada e 84 empates.

Candinho deverá estrear na direção alviverde usando o esquema 4-4-2. Magrão, recuperado de contusão, voltará ao time. No São Paulo, Leão tem dúvida entre Alex e Flávio na zaga. Fabão machucado, segue fora. A diretoria tricolor espera bom público.

Palmeiras – Sérgio; Bruno, Nen, Daniel e Lúcio; Marcinho, Magrão Correia e Cristian; Osmar e Ricardinho. Técnico: Candinho.

São Paulo – Rogério Ceni; Alex (Flávio), Lugano e Edcarlos; Cicinho, Josué, Mineiro, Danilo e Júnior; Grafite e Diego Tardelli. Técnico: Emerson Leão.

Horário – 16h

Local – Estádio do Morumbi, São Paulo (SP).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo