Sem sucesso nesta curta temporada de grama no circuito profissional, o espanhol David Ferrer voltou a decepcionar nesta segunda-feira. O ex-Top 10 foi eliminado logo na estreia no Torneio de Halle, de nível ATP 500, na Alemanha. Já o japonês Kei Nishikori, segundo cabeça de chave, venceu na rodada de abertura.
Ferrer caiu diante do italiano Andreas Seppi, outro tenista que não costuma brilhar na grama, pelo placar de 2 sets a 0, com parciais de 6/3 e 6/4. O espanhol vinha de campanha irregular em Hertogenbosch, que abriu a temporada de grama ao lado de Stuttgart na semana passada. Na competição holandesa, Ferrer perdeu na segunda rodada.
Já Nishikori espantou a zebra na estreia. Para tanto, precisou suar porque o francês Lucas Pouille fez bom jogo, chegando a vencer o set inicial. Assim, o japonês mostrou poder de superação para virar o marcador, por 6/7 (5/7), 6/1 e 6/4. Seu próximo adversário vai sair do confronto entre o alemão Florian Mayer e o norte-americano Brian Baker.
Outro cabeça de chave a entrar em quadra nesta segunda foi o belga David Goffin. O quinto pré-classificado precisou de três sets para superar o croata Borna Coric, em duelo da nova geração do tênis profissional. Goffin levou a melhor pelo placar de 7/6 (7/5), 6/7 (3/7) e 6/4.
Em outros duelos disputados nesta segunda, o alemão Benjamin Becker despachou o letão Ernests Gulbis por 7/5 e 6/3, enquanto o ucraniano Sergiy Stakhovsky superou o norte-americano Denis Kudla por 7/5, 4/6 e 6/3.
Principal favorito ao título, o suíço Roger Federer só deve estrear na quarta-feira, na defesa do seu tricampeonato. O número três do mundo, que ao todo tem oito troféus na grama de Halle, vai enfrentar na primeira rodada o alemão Jan-Lennard Struff.
Tentando recuperar o ritmo, após se recuperar de lesão nas costas, Federer voltou a competir na semana passada, depois de ficar de fora de Roland Garros. Em Stuttgart, o suíço perdeu na semifinal para o austríaco Dominic Thiem, que acabou ficando com o troféu na decisão.
INGLATERRA – Nesta segunda semana de torneios na grama, teve início nesta segunda o Torneio de Queen’s, considerado o preparatório mais tradicional para Wimbledon. Disputado na mesma cidade de Londres, a competição de nível ATP 500 contou com apenas três partidas nesta segunda.
O destaque ficou por conta da queda precoce do francês Richard Gasquet, derrotado pelo norte-americano Steve Johnson 7/6 (7/2) e 6/2. Em outro confronto, o sul-africano Kevin Anderson bateu o checo Jiri Vesely por 7/6 (7/2) e 7/6 (7/5). Ainda nesta segunda, o canadense Vasek Pospisil venceu o alemão Tobias Kamke por 3/6, 7/5 e 6/3.
Atual campeão, o escocês Andy Murray fará sua estreia nesta terça. Ele terá pela frente o embalado francês Nicolas Mahut, que se sagrou campeão na grama de Hertogenbosch nesta segunda, em partida adiada de domingo.