A romena Monica Niculescu se sagrou campeã do Torneio de Florianópolis, em jogo encerrado na noite deste sábado, ao vencer a russa Olga Puchkova por 2 sets a 1, com parciais de 6/2, 4/6 e 6/4. A tenista da Rússia havia aprontado uma grande surpresa na última sexta ao eliminar a norte-americana Venus Williams, mas desta vez não conseguiu triunfar. Batida na semifinal, a ex-líder do ranking mundial e atual 20.ª colocada era a grande estrela da competição brasileira, que neste ano entrou no circuito profissional da WTA.
Essa foi apenas a segunda final disputada por Niculescu, hoje 75.ª colocada do ranking, que, curiosamente, havia enfrentado Venus na outra decisão que disputou, em 2011, quando caiu diante da irmã mais velha de Serena Williams no Torneio de Luxemburgo.
Desta forma, Niculescu comemorou na capital catarinense o seu primeiro título no circuito da WTA, enquanto Olga Puchkova, 105.ª colocada do ranking mundial, fracassou na tentativa de ser campeã na terceira decisão de sua carreira.
No jogo deste sábado, Niculescu triunfou ao mostrar 87% de eficiência no primeiro saque e ao aproveitar seis de nove chances de quebrar o serviço da rival russa, que começou a reagir no segundo set e converteu quatro de oito break points.
Única competição brasileira que passou a fazer parte do circuito da WTA, o Torneio de Florianópolis contou com a presença de quatro tenistas do País. A principal delas, Teliana Pereira, foi eliminada na estreia, assim como aconteceu com Paula Gonçalves e Maria Fernanda Alves. Já Bia Haddad Maia, de apenas 16 anos e que trabalha com Larri Passos, ex-técnico de Gustavo Kuerten, caiu na segunda rodada.