São Paulo
– Depois de 59 dias da expedição O Brasil no Topo do Mundo, a equipe brasileira, comandada por Waldemar Niclevicz, teve motivos para comemoração. Niclevicz e Irivan Burda alcançaram o cume do Lhotse, a quarta maior montanha do mundo, considerada a “irmã menor” do Everest. Os dois colocaram a bandeira brasileira que tremulou pela primeira vez a 8.501 metros, a altitude oficial da montanha.Os brasileiros conquistaram o Lhotse aos 40 minutos de ontem, no horário de Brasília, depois de uma subida de mais de cinco horas desde o acampamento 4. O altímetro dos alpinistas registrou 8.563 metros, mas expedições estrangeiras que também atingiram o topo anotaram 8.521 e 8.516 metros.
“As diferenças de altitude, porém, pouco importam”, comemorou Niclevicz. “O que realmente importa é que a bandeira brasileira tremulou pela primeira vez no cume do Lhotse, comemorando assim o Ano Internacional das Montanhas.”
No período em que ficaram no topo da montanha, admirando, segundo eles, “uma paisagem de infinita beleza”, os dois puderam ver o Everest muito próximo e toda a cadeia de montanhas do Himalaia.
continua após a publicidade
continua após a publicidade