Nürburgring – A Williams na poleposition. Nada de McLaren, a favorita, nem de Renault, a líder do Mundial de Fórmula 1. Quem parte na primeira posição hoje para a sétima etapa do campeonato é o alemão Nick Heidfeld. Correndo em casa, Nürburgring, ele conseguiu a primeira pole de sua carreira. O GP da Europa já começa de um jeito diferente daquele que se esperava. Como diferente tem sido esta temporada. É a terceira equipe a fazer pole no ano e o quarto piloto a obter a posição de honra de um grid.

continua após a publicidade

Heidfeld não fez nenhum milagre, apenas uma volta boa com alguns quilos a menos de gasolina no tanque. Para ele, a Williams optou por uma estratégia mutante visando a corrida de hoje. Ele pode fazer duas ou três paradas. O certo é que seu primeiro pit stop acontecerá antes que os da McLaren, Renault e Ferrari. Mark Webber, seu companheiro de equipe, ficou em terceiro no grid, vai para dois pit stops e também pretende parar depois que o alemão.

Dependendo de como estiver a corrida, Heidfeld pode trocar sua tática original de três paradas para duas. Mas isso só vai ser decidido na hora. ?Por enquanto, quero comemorar. Demorei muito para fazer esta minha primeira pole e consegui-la no meu país, diante de tantos torcedores, é algo especial?, falou. Nick, que ganhou a vaga na Williams no último minuto de uma disputa com Antonio Pizzonia, parte hoje para seu 92.º GP.

A equipe de Grove não fazia uma pole desde Montreal no ano passado, com Ralf Schumacher. Foram 16 provas de jejum. O time vem esboçando uma reação no campeonato. Domingo passado, em Mônaco, Heidfeld chegou em segundo e Webber, em terceiro.

continua após a publicidade

Kimi Raikkonen, vencedor das duas últimas corridas, ficou em segundo no grid ontem e achou ?excelente? a posição. ?Nossa estratégia deve ser diferente da deles?, falou o finlandês da McLaren, ainda favorito à vitória. Já a Renault conseguiu um discreto sexto lugar com Fernando Alonso e um ainda mais discreto nono com Giancarlo Fisichella. O time vem perdendo força nas últimas provas. ?Mas vamos lutar pelo pódio?, prometeu o espanhol.

Foi a primeira vez no ano que o grid foi decidido em sessão única, com a extinção da segunda classificação dominical. Mas nem isso ajudou a Ferrari. Rubens Barrichello larga em sétimo e Michael Schumacher, em décimo.

continua após a publicidade

É a melhor posição de largada do ano para o brasileiro. ?Este campeonato tem sido uma festa, com muita gente andando na frente, mas acho que o convite para essa festa chegou atrasado para nós?, disse Rubens. ?De qualquer forma, nossos pneus para a corrida são bons e nosso ritmo de prova é bem melhor que em classificação.? Ter Schumacher atrás dele, com a perspectiva de uma tentativa de ultrapassagem, não incomoda. ?Espero que ele não chegue nem perto?, falou.

O GP da Europa começa às 9h de Brasília e terá 60 voltas. A meteorologia diz que o domingo será de sol e calor em Nürburgring.