A Copa Pan-Americana de Ciclismo, hoje, a partir das 10h30, será o primeiro evento preparatório para os Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007. Competem equipes de quatro ciclistas da Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, México, Peru, Venezuela e duas brasileiras, uma delas sub-23. O evento será de preparação para as equipes do Comitê Organizador do Pan do Rio.
E o torcedor terá um motivo a mais para acompanhar a copa. É que a equipe de elite do Brasil terá a presença do curitibano Pedro Autran Nicácio (atleta da equipe DataRo).
Pedro foi convocado pelo técnico Mauro Ribeiro (outro curitibano), depois da boa performance na Volta Internacional de São Paulo, e terá como companheiros o catarinense Márcio May, o paranaense Nilceu Aparecido Santos (de Cascavel) e o paulista André Grizante. O Brasil também terá uma equipe sub-23, formada por Renato Ruiz, Mac Donald Trindade, Magno do Prado Nazaret e Breno Sidoti. Nos 31 km de prova, no mesmo local onde será disputado o ciclismo estrada nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007, os brasileiros vão poder aproveitar para iniciar a preparação visando o pan.
"É muito orgulho poder representar o Brasil, ao lado de outros ciclistas de expressão. Vou fazer de tudo para que possamos garantir a vitória e assim deixar meu nome na memória do Mauro, para que ele se lembre de mim para a equipe do pan", afirmou o empolgado ciclista de 23 anos, que embarcou para o Rio na sexta-feira.
Para o técnico da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC), Mauro Ribeiro, "o ciclismo está passando por uma revolução. Estamos vendo surgir uma geração de atletas com muito talento. Hoje nosso pelotão de elite dobrou de tamanho. É só dar prosseguimento ao trabalho para que os resultados se concretizem".