O santista Neymar revelou momentos de nervosismo ao ser uma das estrelas da cerimônia de entrega da Bola de Ouro, nesta segunda-feira, em Zurique, na Suíça. O brasileiro, que chegou a ser um dos 23 indicados ao prêmio de melhor do mundo, mas não ficou entre os três finalistas, teve um gol seu eleito como o mais bonito de 2011. Em entrevista à ESPN Brasil, ele falou sobre a experiência.
“Friozinho na barriga sempre tem. Quando não tiver mais, vou parar de jogar. Eu estava muito nervoso, ao lado de tantos craques. Eram os caras que eu usava quando jogava videogame, e agora estou aqui, perto deles”, comentou Neymar.
Um dos sócios da empresa que cuida da imagem de Neymar, o ex-atacante Ronaldo espera que o jogar possa ganhar o prêmio de melhor do mundo no futuro. Para isso, porém, o agora empresário quer que seu cliente vá jogar no futebol europeu.
“Tomara que volte essa mania de brasileira ganhar a Bola de Ouro, mas acho que dificilmente o Neymar vai conseguir esse título jogando no Brasil. Infelizmente é assim. A competitividade que o futebol tem na Europa é muito grande, logo logo eu tenho certeza que nossa esperança virá para a Europa e vai competir com os grandes do momento”, disse Ronaldo, que anunciou Messi como o melhor do mundo em 2011.
O ex-atacante acredita que, apesar do excelente momento de Messi, Neymar tem condições de superar o argentino. “Não só alcançar como superar. É um talento muito grande para pensar no egoísmo e ficar só no Brasil,. É um talento que a gente tem que exportar e fazer com que ele domine o mundo jogando a bola que ele joga. (A Europa) faria dele um jogador melhor e uma pessoa melhor”, opinou Ronaldo, à ESPN Brasil.
O evento em Zurique, porém, também causou constrangimento a Neymar. Antes da cerimônia, Marta participou da entrevista coletiva e lamentou o fim do time feminino do Santos, pelo qual ela também jogou em parte do ano passado. Quando anunciou o fim da equipe, o presidente santista, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro relacionou o fato ao custo da permanência de Neymar.
Ao fim do Bola de Ouro, Neymar foi questionado a respeito e mostrou-se incomodado. “Fiquei muito triste pelo que aconteceu com o feminino, com o futsal, que nos dava bastante títulos. Mas quando eu assinei o contrato o presidente não me falou nada, não tenho nada a ver com isso. Me deixa de fora disso daí”, pediu.