Ao contrário do ano passado, quando chegou no meio da temporada, indicou poucos jogadores e teve que trabalhar com o que tinha nas mãos, Ney Franco agora projeta o Coritiba como gosta. Adepto do 4-4-2, o treinador alviverde sabe que o time precisa ser remontado para encarar os desafios da temporada, principalmente a Segundona, e projeta uma formação equilibrada em defesa e ataque. “Temos que ter poder ofensivo sem deixar a defesa exposta. Vamos tentar trazer para o clube um perfil da maneira como a gente gosta de jogar”, avisa o treinador.
No entanto, o peso contra são as mudanças que o elenco e o próprio clube estão passando. “Vamos montar uma equipe para iniciar o Paranaense e ajustá-la dentro da competição. A mudança no clube é grande e está sendo drástica em termos de orçamento, em termos diretivos e também no futebol, com novos jogadores e uma nova equipe”, analisa. Por isso ele pede paciência. “É um ano de muito trabalho e a gente vai, dentro da nossa capacidade, colocar uma equipe jogando bem desde o início do Paranaense e usar o campeonato até como um laboratório para a Série B”, destaca.
Com todas as dificuldades, Ney admite que o Coxa sai atrás do maior rival nesse início de temporada, mas espera superar o Atlético. “O nosso planejamento ficou um pouco atrasado, mas temos que correr atrás do tempo perdido e usar o Paranaense para acertar a equipe o mais rápido possível”, projeta. E o treinador já diz quantos atletas pretende usar. “A tendência é trabalhar de 27 a 30 atletas, pode ser um pouco mais, um pouco a menos, mas eu acho que para um trabalho ser realizado com eficiência esse número é o ideal”, diz Ney.
Isso quer dizer que o pessoal que subiu das categorias de base agora precisa mostrar serviço se quiser permanecer. “Tanto em treinamento quanto entrando em alguns jogos só depende desses atletas para ficar no elenco. Eles precisam de um bom desempenho e a gente está acompanhando também outros atletas que estão disputando a Copa São Paulo”, revela o treinador. Hoje, por exemplo, o coordenador de futebol Felipe Ximenes estará vendo a partida do Coritiba contra o Pão de Açúcar, em Vinhedo, para avaliar melhor mais alguma revelação. Amanhã, a equipe principal faz o primeiro jogo do ano contra o Joinville no CT da Graciosa.