O Newcastle anunciou nesta quarta-feira a saída do técnico John Carver, abrindo caminho para a chegada de um novo comandante após uma temporada turbulenta do clube no Campeonato Inglês. Steven McClaren, ex-comandante da seleção inglesa, é o favorito para assumir a função ainda nesta semana.
Carver passou a segunda metade da última temporada como técnico interino do Newcastle após a saída de Alan Pardew, mas venceu apenas três de 19 jogos do Campeonato Inglês, em uma passagem turbulenta pela função, em que ele chegou a acusar um de seus jogadores de forçar uma expulsão. E o time terminou o torneio nacional em 15º lugar.
Apesar disso, Carver, de 50 anos, esperava ser efetivado como treinador ou trabalhar como assistente técnico, função que ocupa desde 2010. “Após discussões com John, foi acertado que, no melhor dos interesses para o clube, e para permitir que o novo treinador monte sua própria comissão técnica, nós iríamos seguir caminhos diferentes”, disse Lee Charnley, gerente do Newcastle. “John ama o Newcastle United, e ninguém poderia ter trabalhado com mais paixão e entusiasmo do que ele”.
McClaren, que foi demitido pelo Derby County, da segunda divisão, em maio, está na mira do Newcastle há alguns meses. Ele passou 18 meses como técnico da Inglaterra, entre 2006 e 2007, antes de ser demitido por não classificar a seleção para a Eurocopa de 2008.
O proprietário do Newcastle, Mike Ashley, vem sendo alvo de críticas dos torcedores por realizar investimentos modestos no elenco. O clube não ganha um título importante na Inglaterra desde 1995, mas regularmente atrai cerca de 50 mil espectadores para seus jogos como mandante.