Responsável por dar a primeira oportunidade ao goleiro Neto na equipe profissional do Atlético-PR, o treinador Antônio Lopes, hoje sem clube, elogiou o novo titular da seleção olímpica brasileira.
Neto ganhou a vaga após a contusão de Rafael, do Santos, que foi cortado após sofrer um trauma no cotovelo direito durante o treino da última segunda-feira.
“O Neto é bom goleiro. Ele é bom nas saídas de bola, sai bem do gol nos cruzamentos, nas bolas de frente e tem uma reposição muito boa”, disse Antônio Lopes.
“Ele tem muita personalidade. É um goleiro que fala muito e tem a característica de líder. É um atleta na exceção da palavra, muito disciplinado e que treina muito”, acrescentou.
Neto teve sua primeira chance como titular do Atlético-PR em 2009 após o titular Galatto passar mal durante uma partida do Campeonato Brasileiro. O goleiro ainda atuou na vitória sobre o Botafogo, pela penúltima rodada do Nacional -resultado que praticamente livrou o time do rebaixamento.
“Ele estreou no time profissional em uma fogueira, quando o Galatto passou mal no intervalo. Depois atuou em outra fogueira contra o Botafogo e o jogo era importante para o Atlético-PR escapar do rebaixamento”, disse o preparador de goleiros Marco Aurélio Tedeschi, que acompanhou o arqueiro desde as categorias de base do time.
Tedeschi revelou que o goleiro tinha um temperamento explosivo nas categorias de base do clube paranaense. “O Neto era um pouco explosivo nas categorias de base, mas ele melhorou muito antes de chegar ao profissional. Ele teve um amadurecimento muito rápido”.
Depois de atuar em dois jogos em 2009, o goleiro foi alçado ao time titular na temporada seguinte. No início de 2011, foi negociado com a Fiorentina, onde disputou apenas quatro jogos como titular -dois pelo Campeonato Italiano e dois pela Copa da Itália.
“Quando o jogo é importante o futebol dele aparece muito mais. Se ele tivesse ficado no Brasil, seria titular hoje da seleção mesmo com o Rafael em condições”, completou Tedeschi, que já deixou o time paranaense.
De acordo com estatísticas do jornal “Corriere dello Sport”, Neto fez um total de oito defesas no último Campeonato Italiano. Em sua apresentação na Fiorentina, o brasileiro ressaltou que seu forte é a velocidade e reposições rápidas, e elegeu Taffarel como o seu ídolo.