Neste final de semana, começa o Campeonato Brasileiro. Principal competição do País, o Brasileirão se consolidou com a fórmula dos pontos corridos e caiu nas graças da torcida. Em 2012, o torneio com turno e returno, que premia como campeão aquele que somar mais pontos na classificação geral, chega à sua 10.ª edição e já é o regulamento que há mais tempo é repetido. Desde 1971, quando a competição teve sua primeira edição, até 2003, nunca a mesma fórmula havia sido repetida no ano seguinte. No entanto, o formato atual, com 20 clubes, só consolidou-se em 2006.

continua após a publicidade

O fórmula de pontos corridos foi adotado em 2003, apesar de forte resistência. O futebol brasileiro demorou para se adaptar ao longo calendário e várias rodadas. Tanto que poucos times são considerados especialistas neste estilo de pontuação. Pode ser citados o São Paulo, que apenas em um ano não ficou entre os dez primeiros, e foi campeão por três anos consecutivos, além de Flamengo, Fluminense, Internacional e Santos, que na maioria das vezes figuraram no bloco de cima.

Allan Costa Pinto
Atlético: este ano, nos pontos corridos da Série B.

Mesmo assim, em nove edições, o Brasileirão teve seis campeões diferentes, além do “revezamento” entre os que foram para a Libertadores e a queda de grandes para a Série B. Logo no primeiro ano, o Cruzeiro disparou na liderança e ganhou o campeonato com facilidade, terminando 13 pontos à frente do segundo colocado, o Santos.

Já em 2004 e 2005, o equilíbrio foi maior, com o campeão (Santos e Corinthians, respectivamente) sendo decidido apenas na última rodada. Mas em 2006 e 2007, o São Paulo, que foi quem melhor se adaptou a esta fórmula, faturou facilmente o título, com rodadas de antecedência.

Allan Costa Pinto
Paraná: pelos pontos corridos, chegou à Libertadores.
continua após a publicidade

A partir de 2008, com os clubes mais familiarizados com o formato do Brasileirão, o campeonato passou a ter mais emoção. Não só na disputa pelo título, mas também por uma vaga na Libertadores e para escapar do rebaixamento, sem chegar à última rodada com tudo já definido.

Em 2009, aconteceu talvez a edição mais emocionante da era dos pontos corridos. Na última rodada, nada menos do que quatro clubes – Flamengo, Internacional, São Paulo e Palmeiras – tinham chances de levantar a taça. O título ficou com o rubro-negro carioca.

continua após a publicidade

No ano seguinte, mais uma disputa ponto a ponto pelo título, com três equipes – Fluminense, o campeão, Cruzeiro e Corinthians – chegando à derradeira rodada podendo ganhar o título. Na temporada passada, apenas Corinthians e Vasco disputaram o título até o último minuto. Já o duelo para se chegar à Libertadores reservou duas vagas para seis times. Sinal de que o Brasileiro no formato pontos corridos deu mais que certo.