Restando apenas três rodadas para o fim da primeira fase do Paranaense, nenhum time está garantido na próxima etapa e, consequentemente, ainda corre o risco de ficar no Torneio da Morte e brigar contra o rebaixamento. Pelo menos matematicamente.
Embora alguns times estejam em uma situação até mais tranquila, casos de Coritiba, Rio Branco e Maringá, que já ultrapassaram ou chegaram aos 13 pontos, número considerado o ideal para se classificar, o equilíbrio na tabela é grande. Tanto que a diferença entre o Coxa, líder, com 14 pontos, e o Operário, nono e primeiro fora dos que avançariam à fase de mata-mata, é de apenas três pontos.
Porém, na próxima rodada dois times já podem carimbar a classificação. Se o Alviverde ganhar do Operário e o Rio Branco derrotar o Cianorte, os dois clubes se garantem matematicamente. Já Paraná e Atlético, que entraram no torneio como candidatos ao título, podem se complicar ainda mais. O Tricolor é o sexto, com 11 pontos e uma derrota para o Londrina, combinada com ao menos um empate de Cianorte, Prudentópolis e Operário, jogam o time para a zona da morte. O Furacão vive situação ainda mais delicada. Se perder para o J.Malucelli, dependendo da combinação de resultados pode ficar cinco pontos atrás do oitavo lugar, restando apenas mais seis pontos para serem disputados.
Quem está em uma situação bem delicada e praticamente já deu adeus a qualquer chance de classificação é o Toledo. Com apenas quatro pontos, o Porco é o lanterna e pode chegar, no máximo, a 13. Além de precisar vencer os últimos três jogos, tem que torcer por algumas combinações de resultados, principalmente pelo fato de que acontecerão confrontos diretos entre adversários que o Toledo pode alcançar.
Na próxima rodada, Londrina (12) e Paraná, duelam no Estádio do Café. Depois, na décima rodada, é a vez do J.Malucelli (12) pegar o Tubarão. Na mesma rodada, Cianorte e Operário, ambos com 11 pontos, jogam no Albino Turbay. Por fim, na 11.ª rodada, o Leão do Vale enfrenta o Prudentópolis, que também tem 11 pontos.
Ou seja, a rodada de carnaval, quinta-feira e sábado e normalmente tem um público muito abaixo do normal, por conta do feriado, promete emoção nas duas pontas da tabela.