Madri – A situação do tênis brasileiro está cada vez mais complicada. Na Copa Davis, não consegue voltar ao grupo mundial. Gustavo Kuerten ainda sequer fixou data para voltar ao circuito e nas próximas semanas vai dedicar-se aos torneios de exibição, no que poderia tanto fazer parte de uma preparação ou mesmo ser uma nova opção para seu futuro. E ontem a modalidade sofreu mais um duro golpe no país. É que, segundo lista do ranking divulgada pela ATP, o Brasil deixou de ter um jogador entre os cem primeiros colocados, o que não acontecia há mais de um ano.

continua após a publicidade

Tiago Alves, que era o único na lista dos top 100, caiu cinco posições e está agora em 105.º lugar, seguido por Marcos Daniel, 121.º Flávio Saretta, 128.º Ricardo Mello, 149.º André Sá, 180.º André Ghem, 192.º e Júlio Silva, 200.º Guga é o número 1.122.º.

Os brasileiros ainda têm chance de buscar um lugar entre os cem melhores do mundo durante a disputa da Copa Petrobras, série de cinco torneios na América do Sul que começou nesta segunda-feira em Bogotá. Júlio Silva estreou com vitória sobre André Sá por 7/6 (7/3) e 6/2. Nesta terça-feira jogam Tiago Alves, contra o mexicano Santiago Gonzalez, Ricardo Mello, contra o também mexicano Bruno Echagarry, e Andre Ghem, contra o australiano Chris Guccione. Saretta e Marcos Daniel não jogam esta etapa.

continua após a publicidade