Em fase final de recuperação após cirurgia para retirada de tumor nos testículos, o pivô Nenê pode voltar a jogar em abril. Segundo o jornal Denver Post, o técnico do Denver Nuggets, George Karl, admitiu que o retorno do brasileiro ao basquete está próximo.
Nenê foi operado no dia 15 de janeiro, em Denver, nos Estados Unidos – cidade onde vive. Afastado das quadras desde então, ele passou por uma sessão de quimioterapia em 26 de fevereiro, num tratamento destinado para evitar a volta do câncer.
Como parece já ter vencido a doença, Nenê, aos poucos, vai retomando a rotina no Denver Nuggets, a sua equipe na NBA. No começo, visitou alguns treinos. Depois, passou a acompanhar jogos no banco de reservas, apenas para apoiar os companheiros. E agora, está viajando com o grupo numa turnê que inclui cinco jogos fora de casa.
Segundo o relato do Denver Post, Nenê chegou a praticar alguns arremessos durante o treino de terça-feira (18) do Nuggets, quando foi monitorado por um aparelho de batimentos cardíacos. E parece ter ido tudo bem. O brasileiro disse que se sentia bem por "estar novamente por perto".
Para o técnico George Karl, Nenê poderia voltar aos treinos em "uma ou duas semanas". Mas o brasileiro prefere a cautela. "É difícil dizer se a volta será em duas semanas. Vamos fazer passo a passo e ver o que eu posso fazer", afirmou o jogador.
A volta de Nenê é esperada com ansiedade pelo basquete brasileiro, que deseja contar com ele no Pré-Olímpico Mundial, de 14 a 20 de julho, em Atenas, na Grécia. O Brasil não disputa a Olimpíada desde Atlanta, em 1996, e luta por uma das últimas três vagas que estarão em jogo para Pequim.