Brasília – O ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vão se reunir nesta segunda-feira (27) à tarde para discutir um substituto para a Diretora de Serviços Aéreos e Relações com Usuários da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) após a renúncia de Denise Abreu na sexta-feira (24). A diretora deixou a agência reguladora após o anúncio da abertura de um processo administrativo para investigar a entrega de um documento extra-oficial à Justiça para justificar a manutenção das operações no Aeroporto de Congonhas.

continua após a publicidade

Segundo Jobim, que conversou com a imprensa antes de cerimônia no Comando da Aeronáutica, na conversa com o presidente ele deve apresentar uma ?série de opções? sobre o tema, principalmente para fixar um ?critério? para a mudança. ?Vamos discutir uma série de opções. A idéia fundamental é primeiro fixar os critérios. Nós teríamos que ter alguém que fosse, digamos, especialista em regulação e outro que fosse especialistas em aviação?, enfatizou. ?Há grandes especialistas em aviação que não são especialistas em regulação econômica. Temos que encontrar esse viés complementar.?

Indagado pelos jornalistas se já levaria nomes para a reunião e se usaria a mesma investigação do documento para afastar outros diretores da Anac, Nelson Jobim disse que não. ?Não, ainda não, vamos devagar?, afirmou. A portaria que abre a comissão que investigará, por meio de um processo administrativo, o documento da Anac deve ser assinada entre hoje e amanhã, segundo Jobim. O ministro espera a conclusão em cerca de 60 dias, mas admite a possibilidade de durar mais tempo.

O ministro também ressaltou que não vai esperar mudanças na legislação do setor aéreo ou das agências reguladoras para substituir a diretora da Anac. ?Fica aberto o espaço, então nós temos que fazer uma nomeação, independentemente da legislação. A legislação acompanhará?, explica. Anunciadas desde sua posse, as sugestões para as mudanças estruturais no setor, acompanhado de um novo desenho institucional, deve ser apresentada em 15 dias. ?Tenho impressão que em 15 dias eu estarei com todo o desenho pronto. Estou numa correria grande para examinar todos os cargos, mas a parte institucional propriamente dita já está praticamente pronta?, disse.

continua após a publicidade

Entre as propostas estudadas pelo ministro da Defesa está a criação de uma secretaria de aviação civil, ligada ao ministério, e que seria o contato com o Conselho Nacional de Aviação Civil (Conac). Na próxima semana, Jobim viaja ao Haiti, onde o Exército brasileiro mantém um contingente na missão de paz da ONU. ?Então as coisas vão acontecer depois de 7 de setembro?, reiterou. Jobim participou de solenidade no Comando da Aeronáutica, onde recebeu a medalha do Ordem do Mérito da Aeronáutica e participou de um almoço com o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito.