São Paulo –
Hoje é um dia histórico para Nelsinho Piquet. E, quem sabe, para o automobilismo brasileiro. O filho de Nelson Piquet, três vezes campeão do mundo, fará seu primeiro teste de Fórmula 1. Será com o veloz modelo FW25 da Williams, no circuito de Jerez de la Frontera, na Espanha. Hoje ele terá o dia todo para familiarizar-se com o carro e, aos poucos, demonstrar sua velocidade. Quinta-feira, de manhã, ele volta a acelerar o FW25. Se confirmar o enorme talento evidenciado nas 6 vitórias e 8 pole positions na temporada de estréia do Campeonato Britânico de Fórmula 3, este ano, deverá ser contratado como piloto de testes da equipe.“Meu grande sonho é correr na Fórmula 1 e essa é a minha chance de mostrar que tenho condições de chegar lá”, disse o piloto de 18 anos.
“Estou bem ansioso, não vejo a hora de entrar no carro e baixar o pé?. Sam Michael, chefe dos engenheiros de pista da Williams, comentou: “Estamos certos de que Nelsinho está suficientemente maduro para o teste”. Ele será comparado com Nico Rosberg, filho de outro piloto campeão do mundo com a Williams, Keke Rosberg, em 1982. Nelson conquistou o título de 1987 pelo time de Frank Williams. Nico testa amanhã, o dia todo, e quinta-feira à tarde.
O último treino da Wil-liams em Jerez foi entre 30 de setembro e 3 de outubro. Dia 1.º Ralf Schumacher estabeleceu 1min20s390. A temperatura está um pouco mais baixa agora, o que favorece à melhora dos tempos.
Por exemplo: o carro deixa os boxes com maior carga aerodinâmica do normal, para lhe dar maior aderência. O mecânicos ajustam o limitador de giros do motor a um nível mais baixo do usual, em vez de o piloto trocar as marchas quando o motor atinge 19 mil rpm, o faz a 17 mil, em média. A resposta de potência é menor, bem como as reações do carro um pouco mais lentas. Em nenhum momento Nelsinho deverá ter menos de 50 ou 60 quilos de gasolina no tanque.