Além de produzir tubos espetaculares, a força das ondas de mais de 2,5 metros de altura na Cacimba do Padre destruiu muitas pranchas nas oitavas-de-final do Hang Loose Pro Contest 2004. Logo na primeira bateria do dia, iniciada às 13h quando a maré começou a encher, o catarinense Neco Padaratz e o paulista Danylo Grillo tiveram suas pranchas partidas nas primeiras tentativas de domar os tubos gigantes da Cacimba do Padre. Neco ainda quebrou outra, mas conseguiu vencer a disputa e Danylo superou por uma pequena diferença o sul-africano David Weare na briga pela segunda vaga. Foi um dos confrontos mais emocionantes de toda a segunda etapa do Circuito Mundial WQS (World Qualifying Series) de 2004, cujo prazo termina amanhã, mas pode até ser encerrada hoje, em Fernando de Noronha (PE). O atual campeão mundial do WQS, Neco Padaratz, continua na busca do bicampeonato e a vitória no Hang Loose Pro Contest vale um prêmio de US$ 10 mil, além de 1.500 pontos que garantem a liderança no ranking que completa a elite mundial do ASP World Championship Tour (WCT).
Dos 32 surfistas que competiram ontem, apenas nove eram estrangeiros e mesmo assim seis se classificaram para as quartas-de-final do Hang Loose Pro Contest 2004. A segunda bateria terá os nordestinos Marcelo Nunes (RN) e Wilson Nora (BA) enfrentando o havaiano Dustin Barca e o sul-africano Travis Logie. Na terceira, o havaiano Jesse Merle-Jones pega três brasileiros: Fábio Nunes (SP), Marcondes Rocha (AL) e Davi de Jesus (SC). E na última quarta-de-final, o sul-africano Paul Canning também vai encarar três brasileiros: Vitor Faria (SP), Pedro Henrique (RJ) e Daniel Hardman (RJ).
Surpresas
As grandes surpresas são Davi de Jesus (SC), Vitor Faria (SP) e Daniel Hardman (RJ), que não têm muita experiência no circuito mundial e vêm competindo desde a segunda fase das triagens. O primeiro barrou duas estrelas de WCT: Renan Rocha (SP) e Armando Daltro (BA), na sexta bateria das oitavas. Vitor venceu o confronto seguinte e Hardman despachou mais dois fortes candidatos ao título do Hang Loose Pro Contest: Paulo Moura (PE) e Fábio Gouveia (PB).