Embalada pelo bom momento do esporte no Brasil, a Liga Nacional de Basquete anunciou nesta quinta-feira a ampliação do Novo Basquete Brasil (NBB) para a edição 2011/2012. A competição contará com 16 equipes, número recorde na curta história do NBB, que se prepara para sua quarta edição. As três temporadas anteriores contaram com apenas 15 times.
“Esse é o momento do basquete, mas ainda temos um longo caminho pela frente. Temos que continuar trabalhando para melhorar a qualidade do espetáculo e atrair mais o público, que voltou a ver que o basquete é lindo, plástico e emocionante”, afirmou o presidente da LNB, Kouros Monadjemi, empolgado pelo retorno da seleção masculina à Olimpíada.
“O número de 16 clubes no NBB mostra que estamos no caminho certo, que os clubes estão se fortalecendo e que a competição está crescendo em visibilidade e credibilidade”, declarou. As equipes de Araraquara, Tijuca, Vila Velha/Cetaf e Vitória Basquete/CECRE se juntaram a outras doze já confirmadas pela LNB.
Os times anunciados anteriormente pela organização do torneio são: Itabom/Bauru, Uniceub/BRB/Brasília, Flamengo, Vivo/Franca, Liga Sorocabana, Winner/Limeira, Cia. Do Terno/Romaço/Joinville, Interforce/Minas, Paulistano/Unimed, Pinheiros/SKY, São José/Unimed/Vinac e Unitri/Universo.
Uma das atrações desta edição será Leandrinho, que defenderá a camisa do Flamengo por empréstimo. Atleta do Toronto Raptors, o brasileiro jogará no País por conta da paralisação que impediu o início da temporada da NBA, nos Estados Unidos. O NBB também poderá contar com Tiago Splitter, do San Antonio Spurs. Ele teria recebido propostas de Flamengo, Brasília e Pinheiros, mas ainda não definiu se voltará ao Brasil.
A edição 2011/2012 do NBB terá início no dia 19 de novembro. O Jogo das Estrelas será disputado nos dias 9 e 10 de março, e os playoffs, a partir de 10 de abril. A final do torneio está agendada para 2 de junho.