Ex-sensação, o Santo André segue em queda na Série B do Brasileirão. O time do ABC paulista perdeu em casa para o Náutico, ontem, no jogo que encerrou a 12.ª rodada, e caiu para a quarta colocação do torneio. O veterano Kuki, aproveitando um cruzamento aos 40 do segundo tempo, garantiu a vitória ao Timbu.
A equipe do ABC já não vence há quatro jogos (três derrotas e um empate) e tem os mesmo 22 pontos do Marília, terceiro colocado, mas perde no número de vitórias (sete contra seis).
Além do próprio Náutico, que chega à zona de classificação, o resultado beneficiou outro pernambucano: o Santa Cruz, que disparou na liderança com 28 pontos – cinco à frente da vice-líder Portuguesa.
A rodada também foi bastante favorável ao Grêmio, que no sábado bateu o Sport fora de casa e subiu para a sexta posição. O time gaúcho venceu mesmo sendo pressionado durante todo o primeiro tempo. Aos 45 minutos, o meia gremista Marcelo, que fazia sua estréia, foi expulso em virtude de uma falta violenta. No lance seguinte, Rodriguinho, do Sport, também recebeu o cartão vermelho, por ter simulado um pênalti inexistente.
Logo aos 2 minutos, Raone aproveitou um rebote da zaga adversária e finalizou sem chance de defesa para o goleiro Magrão. O grupo orientado pelo técnico Mano Menezes passou a ter mais segurança e conseguiu segurar a vantagem. Foi a segunda derrota consecutiva do Leão no Brasileirinho.
Outro tricolor tradicional, porém, vive momento de crise. O Bahia, que na terça-feira foi derrotado pelo Caxias no Rio Grande do Sul, terminou a rodada na zona de rebaixamento para a Série C. Como uma espécie de "castigo", o técnico Carlos Amadeu comandou ontem, um treinamento de mais de duas horas para a partida de amanhã, contra o Avaí, na Fonte Nova. O treinador deve efetuar algumas alterações, como as entradas do lateral-esquerdo Badé (ex-Coritiba), do zagueiro Fernandão e do atacante Jales nos lugares de Luciano Amaral, Reginaldo e Dill. O volante Fernando Miguel, ex-Paraná, também pode obter a camisa de titular.