O Corinthians voltou a tropeçar no Brasileirão nesta quarta-feira. O time de Mano Menezes, que empatou sem gols com o Avaí no domingo, não resistiu ao Náutico e foi derrotado por 1 a 0, no Estádio dos Aflitos, em Recife, pela 17.ª rodada da competição.
Foi o quarto jogo sem vitória do Corinthians, que segue com 25 pontos, mais distante do G-4. O Náutico, por sua vez, voltou a vencer no Brasileirão após 13 rodadas, e agora soma 15 pontos, mais ocupa a zona de rebaixamento.
A partida desta quarta marcou o retorno do volante Edu ao Corinthians, após oito anos jogando fora do Brasil. Considerado a solução para o meio-campo da equipe, o jogador criou duas boas chances na partida e mostrou que pode vir a ser importante no esquema de Mano Menezes.
Apesar da boa atuação de Edu, o meio-campo corintiano foi apático. E mesmo a movimentação frenética de Jorge Henrique no ataque não assustou a defesa do Náutico, a mais vazada do Brasileirão.
Enquanto o meio-campo era inoperante, a zaga parecia insegura, com Juliano descendo como queria pela lateral-esquerda, nas costas de Alessandro. E por lá surgiram as principais jogadas, mas que não foram concluídas.
Já o Náutico contou com a boa fase de Gilmar, que foi o responsável pelo gol da vitória, aos 42 da primeira etapa. O atacante recebeu bom lançamento e foi derrubado na área por William. Ele mesmo cobrou o pênalti, com paradinha, para chegar aos nove gols na competição, disputando a artilharia.
Na segunda etapa, Mano optou por tirar Jorge Henrique e colocou Souza com o intuito de melhoras as triangulações (com um pivô) e as jogadas áreas. E, em seu primeiro lance, o atacante quase marcou ao dividir a bola com o goleiro Gledson, mas a bola foi tirada pouco antes de entrar no gol. Souza acabou machucando o joelho nesse lance.
Na base do desespero, o técnico colocou o garoto Marcelinho pela ponta esquerda. O jogador até criou duas boas chances, mas o lance que poderia ter dado ao menos o empate ficou apenas na polêmica. Aos 40, Chicão cobrou falta e a bola teria desviado na mão de um jogador do Náutico, que estava dentro da área. O árbitro mandou seguir a jogada.
Agora, o Corinthians busca a vitória diante do rival Flamengo no domingo, às 16 horas, no Maracanã. Já o Náutico tenta engrenar diante do Santo André no sábado, às 18h30, novamente nos Aflitos.
Ficha Técnica:
Náutico 1 x 0 Corinthians
Náutico – Gledson; Cláudio Luís, Asprilla e Nilson; Patrick, Derley, Anderson Santana, Juliano (Douglas Maia) e Michel; Carlinhos Bala (Ailton) e Gilmar (Márcio Barros). Técnico: Geninho.
Corinthians – Felipe; Alessandro, Chicão, William e Bruno Bertucci; Jucilei, Edu (Boquita) e Elias; Jorge Henrique (Souza) (Marcelinho), Bill e Dentinho. Técnico: Mano Menezes.
Gol – Gilmar, aos 42 minutos do primeiro tempo.
Cartões amarelos – Juliano, Cláudio Luís, Nilson, Derley (Náutico); Chicão, Jorge Henrique, William, Bill, Bruno Bertucci, Jucilei (Corinthians).
Árbitro – Arilson Bispo da Anunciação (BA).
Renda e público – Não disponíveis.
Local – Estádio dos Aflitos, em Recife (PE).