Sem contar com o atacante Bruno Mineiro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, a Portuguesa segurou o empate por 0 a 0 com o Náutico, nos Aflitos, pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, a Lusa alcançou os 39 pontos, enquanto ao adversário pernambucano está com dois a mais.
Pela primeira vez neste Nacional o Náutico não vence uma partida contra um clube paulista em seu estádio.
A Portuguesa chegou a mandar bola na trave e ter uma conclusão salva sobre a linha do gol. Na próxima rodada, a equipe paulista visita o Figueirense. O Náutico pega o Santos também fora de casa.
Sem o atacante Bruno Mineiro, artilheiro do clube no Nacional, a Portuguesa começou o duelo retraída. Rodriguinho deu maior velocidade ao time paulista, mas não apresentou o mesmo poder de finalização do atacante titular.
Mesmo assim, a primeira grande chance de gol foi da Lusa. Boquita driblou Jean Rolt na área e chutou rasteiro. O atacante Rhayner salvou em cima da linha.
Apesar da excelente campanha como mandante, o Náutico só assustou uma vez na primeira etapa. O volante Souza cruzou na área e Kieza, por pouco, não conseguiu a finalização. Dida ficou tranquilamente com a bola.
Na volta do intervalo, o técnico Alexandre Gallo, da equipe pernambucana, sacou Araújo e colocou Rogério para tentar uma movimentada no ataque. Os mandantes até pressionaram a Portuguesa e passaram a maior parte do tempo no campo de ataque, mas novamente a melhor chance foi do time paulista. Aos 24min, Moisés roubou a bola de Alemão, invadiu a área e chutou para fora.
O treinador Geninho resolveu apostar em um homem de referência. Trocou Rodriguinho por Diego Viana. Aos 38min, o atleta teve duas oportunidades para marcar. Na segunda, a bola chegou a triscar o travessão.
Três minutos depois, Martinez fez um gol para o Náutico. Mas o árbitro Elmo Cunha anulou pois não tinha autorizado a cobrança de falta. O Náutico tentou a vitória até o fim. Gallo colocou o atacante Kim na vaga do lateral esquerdo João Paulo. A Portuguesa, no entanto, segurou a pressão. O Náutico reclamou de um pênalti sobre Kieza no último lance. A infração ocorreu fora da área e não foi assinalada.