No dia em que comemorou um mês à frente do Náutico, o técnico Dado Cavalcanti viu o time entrar de vez na briga pelo G4, a zona de acesso, da Série B do Campeonato Brasileiro. Nesta sexta-feira, na abertura da 22.ª rodada, os pernambucanos derrotaram o Ceará por 2 a 1, na Arena Pernambuco, no Recife, e encostaram no grupo dos quatro primeiros.

continua após a publicidade

Nos últimos 30 dias, o Náutico conquistou cinco vitórias em sete jogos, deixou a luta contra o rebaixamento, subiu para os 34 pontos e diminuiu a diferença para o G4 para apenas quatro. O Ceará segue em terceiro lugar com 38.

Animado com o bom momento e a possibilidade de se aproximar ainda mais do G4, o Náutico começou em cima do adversário e abriu o placar logo aos oito minutos. Em falha dupla da defesa cearense, Vinícius ganhou da marcação e cruzou rasteiro. A bola atravessou a pequena área e sobrou para Sassá empurrar para o gol.

Do meio para frente, o Ceará seguiu perigoso como sempre e logo em seguida teve duas chances para empatar. Júlio César apareceu bem após cobrança de escanteio fechada de Ricardinho para tirar em cima da linha. Depois, o camisa 1 travou o chute de Bill e impediu que o atacante finalizasse após receber livre.

continua após a publicidade

Apesar de ter um dos ataques mais mortais da Série B, o Ceará sofreu no sistema defensivo. Cada vez que o Náutico passava do meio de campo, o torcedor cearense se arrepiava. Em outra falha de marcação dentro da área, os pernambucanos ampliaram. Aos 33 minutos, Sassá recebeu livre novamente, saiu em velocidade e bateu cruzado para ampliar o placar.

O Ceará voltou para o segundo tempo mais organizado, especialmente no campo de defesa. Mais seguro, o time visitante melhorou e conseguiu atacar com mais qualidade. Tocando a bola com velocidade no campo de ataque, os cearenses não demoraram para diminuir o marcador. Aos 16 minutos, Magno Alves mostrou oportunismo ao pegar rebote dentro da área e finalizar no cantinho de Júlio César, sem chance de defesa.

continua após a publicidade

Com o gol, o Ceará seguiu em cima do adversário, mas encontrou o Náutico bem fechado no campo de defesa, com grande entrega na marcação. Vez ou outra, o time pernambucano arriscava uma jogada no campo de ataque. Aos 46 minutos, Sassá recebeu mais uma vez livre e finalizou na trave, perdendo a chance de marcar seu terceiro gol na partida.

Os dois times voltam a campo nesta terça, quando a Série B terá a 23.ª rodada completa. O Náutico recebe o Joinville, às 19h30, novamente na Arena Pernambuco, no Recife. No mesmo horário, o Ceará encara o Paraná, no estádio Durival de Britto, em Curitiba.

FICHA TÉCNICA

NÁUTICO 2 x 1 CEARÁ

NÁUTICO – Júlio César; Rafael Cruz, William Alves, Renato Chaves e Raí; João Ananias, Paulinho, Vinícius (Guilherme) e Cañete (Elicarlos); Sassá e Crislan (Bruno Furlan). Técnico: Dado Cavalcanti.

CEARÁ – Luis Carlos; Samuel Xavier, Alex Lima, Amaral e Vicente; João Marcos, Ricardinho, Nikão (Souza) e Eduardo (Assisinho); Magno Alves e Bill (Lima). Técnico: Sérgio Soares.

GOLS – Sassá, aos 8 e aos 33 minutos do primeiro tempo; Magno Alves, aos 16 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – João Ananias, Paulinho e Guilherme (Náutico); Alex Lima, João Marcos, Souza e Bill (Ceará).

ÁRBITRO – Fábio Filipus (PR).

RENDA – R$ 180.335,00.

PÚBLICO – 7.341 pagantes.

LOCAL – Estádio Arena Pernambuco, no Recife (PE).