A direção do UFC anunciou na noite de terça-feira nos Estados Unidos que o norte-americano Nate Diaz, veterano de 30 anos, será o substituto do brasileiro Rafael dos Anjos e aceitou lutar contra o astro irlandês Conor McGregor no combate principal do UFC 196, em Las Vegas. O duelo não vai valer cinturão da principal organização de MMA no mundo.

continua após a publicidade

Rafael dos Anjos é atual campeão dos pesos-leves e ia colocar seu cinturão em disputa contra Conor McGregor, novo astro da franquia. O brasileiro quebrou o pé durante sua última sessão de sparring, quando teve um chute bloqueado com o joelho por seu parceiro de treinamento. Dos Anjos não terá condições físicas de lutar daqui a duas semanas.

Seria a segunda defesa de cinturão de Dos Anjos, que se tornou campeão em março do ano passado, vencendo Anthony Pettis. No fim do ano passado, ele derrotou Donald Cerrone por nocaute técnico em luta que durou pouco mais de um minuto, mantendo o título.

Tanto Pettis quanto Cerrone teriam se oferecido para enfrentar McGregor no lugar do brasileiro, mas o UFC optou por escalá-lo contra Nate Diaz. Como não haveria tempo do lutador perder peso até sábado que vem, combinou-se um peso de 170 libras – cerca de 77kg. McGregor é campeão na categoria até 145 libras (66kg), enquanto Diaz luta na categoria acima, para atletas de até 155 libras (70kg).

continua após a publicidade

Conor McGregor é a nova estrela da organização e ainda não perdeu desde que chegou ao UFC, vencendo seus últimos cinco combates por nocaute ou nocaute técnico. Em dezembro, ele precisou de 13 segundos para acabar com a invencibilidade do brasileiro José Aldo e, de forma incrível, ganhar seu primeiro cinturão.

Veja as lutas que já estão marcadas para acontecer no UFC 196:

continua após a publicidade

Peso-leve: Conor McGregor x Nate Diaz

Peso-galo: Holly Holm x Miesha Tate

Peso-galo: Amanda Nunes x Valentina Shevchenko

Peso-meio-médio: Brandon Thatch x Siyar Bahadurzada

Peso-meio-médio: Erick Silva x Nordine Taleb

Peso-leve: Diego Sanchez x Jim Miller

Peso-meio-pesado: Gian Villante x Ilir Latifi

Peso-leve: Darren Elkins x Chas Skelly

Peso-meio-pesado: Corey Anderson x Tom Lawlor

Peso-médio: Vitor Miranda x Marcelo Guimarães

Peso-leve: Justin Salas x Jason Saggo

Peso-pena: Julian Erosa x Teruto Ishihara