Natalie chega à praia após a conquista do título. |
Eles ainda estão começando as carreiras. Alguns têm apenas 10 ou 11 anos de idade, mas ontem o que se viu no Canto do Recreio, no Rio de Janeiro, foi um verdadeiro show de surfe nas finais da 2.ª etapa do Rip Curl Grom Search. A molecada com até 16 anos de idade mostrou que a nova geração do surfe brasileiro está garantida com vários talentos. Mesmo pequenos, os atletas não ficaram intimidados com as ondas de 1,5 metro de altura, protagonizando grandes apresentações nas quatro categorias.
A paranaense Natalie Martins, na feminina, o capixaba Kristian Kimerson, na grommets (até 12 anos) e os paulistas Gustavo Araújo, na iniciantes (limite de 14) e Wiggolly Dantas, na mirim (no máximo 16) foram os vencedores da competição, que reuniu 125 surfistas de seis estados. Com sol, ondas perfeitas, água limpa e muita torcida de familiares e técnicos, o cenário foi ideal para abrigar o circuito, que tem como objetivo revelar e incentivar novos talentos. A comemoração foi realizada com uma churrascada, reunindo todos os atletas.
Um dos grandes destaques na etapa foi a decisão da mirim, com uma disputa acirrada entre Wiggolly Dantas, de Ubatuba, o Guigui, e o pernambucano radicado em Florianópolis, Bruno Rodrigues. Os dois se alternaram na liderança da final e o paulista conseguiu virar o resultado, com uma onda 6,5 no final. O guarujaense Leandro Santos foi o 3.º.
O Circuito segue para a 3.ª etapa marcada para os dias 6 e 7 de março, na praia do Tombo, em Guarujá.
Entre as meninas, a paranaense de Pontal do Paraná, Natalie Martins, de apenas 13 anos, superou a atual campeã brasileira júnior e vencedora da etapa de abertura, Gabriela Teixeira, de Búzios, adiando a decisão do título. Mariana Uchoa, outro talento de Búzios, uma das cidades que levou uma forte equipe, ficou em 3.º lugar. Bruna Schmitz, de Matinhos (PR), uma das grandes promessas da categoria, completou a final na 4.ª colocação.
Também entre elas, a rivalidade promete ser grande na praia do Tombo. Gabriela está na frente no ranking, com 1.900 pontos. Logo atrás aparecem Natalie, com 1.729, e Bruninha, com 1629. “Foi a minha 1.ª vitória fora do sul. Dei sorte e achei as ondas certas”, disse Natalie, que é da equipe Rip Curl, e surfa há dois anos.
Sul-africano rouba cena no Hang Loose
O jovem sul-africano Warwick Wright, de apenas 19 anos de idade, quebrou a hegemonia brasileira em Fernando de Noronha (PE) ao faturar o título do Hang Loose Pro Contest 2004 nas ondas de 2m da Cacimba do Padre. Ele garantiu os US$ 10 mil de prêmio e os 1.500 pontos no ranking mundial do World Qualifying Series (WQS) com um tubo espetacular em que recebeu nota 9,65, a maior de toda a 19.ª edição do campeonato mais tradicional do Brasil.
Wright era o único estrangeiro na grande final iniciada às 12h30 de ontem de muito calor em Fernando de Noronha. O potiguar Marcelo Nunes liderou boa parte da decisão e terminou como vice-campeão da segunda etapa do WQS 2004, com o carioca Daniel Hardman ficando em terceiro lugar e o alagoano Marcondes Rocha em quarta colocação.
Na próxima quinta-feira, começa o Reef Classic 2004 em Torres (RS), onde também estará em jogo um total de US$ 75 mil em prêmios e 1.500 pontos no ranking que classifica quinze atletas para a elite mundial do ASP World Championship Tour (WCT).