Os Colégios de Curitiba confirmaram o favoritismo na natação da fase final dos 56.º Jogos Colegiais do Paraná (Jocops), na piscina do Clube da Gente, no Bairro Novo, em Curitiba.

continua após a publicidade

Nas quatro categorias do ensino regular só deu Curitiba na primeira posição, com o Colégio Dom Bosco se destacando nos dois eixos, na faixa etária de 15 a 17 anos, e a Sociedade Educacional Positivo, no masculino e feminino também, na Classe B (12 a 14 anos). A natação foi a primeira modalidade a ter resultados finais confirmados.

Entre os alunos do feminino que disputaram e venceram a fase final estão três atletas da seleção brasileira que participaram recentemente do Campeonato Sul-Americano, em Mar Del Plata, na Argentina, e foram medalhas de ouro.

Em Curitiba também foram ouro: Mayara Nascimento (14 anos), do Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, de Curitiba, nos 50 metros livre e peito; Alessandra Marchioro (16 anos), do Colégio Dom Bosco, de Curitiba, nos 50 e 100 metros livre, e Carolina Bergamashi (15 anos), também do Dom Bosco, nos 100 metros peito. Ainda venceram nas provas de revezamento.

continua após a publicidade

Os campeões das provas, a critério da Federação Paranaense de Desportos Aquáticos, considerando os índices técnicos, poderão ser convidados para representar o Estado nas Olimpíadas Escolares Brasileiras, de 10 a 20 de setembro, em Poços de Caldas, Minas Gerais, para alunos até 14 anos, e de 5 a 15 de novembro, em Londrina e Maringá, para alunos entre 15 e 17 anos.

Visita

continua após a publicidade

A secretária estadual da Educação, Yvelise Arco-Verde, esteve no Colégio Estadual do Paraná, para uma visita aos atletas que disputam a fase final dos Jogos Colegiais do Paraná (Jocops).

Acompanhada do diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha da Rocha, Yvelise também entregou medalhas às atletas vencedoras do salto em distância feminino. Segundo Yvelise, a fase final dos Jocops é o momento de culminância de todo um processo que começou nas escolas, com a fase municipal.

“Há um grande investimento no esporte, tanto nas escolas públicas quanto nas particulares, mas o que fazemos aqui é investir na democratização do esporte para todos, até para aqueles que não têm tanta aptidão para o esporte”, afirmou a secretária.

Depois de passar pela pista de atletismo do Colégio Estadual do Paraná, Yvelise e Marco Aurélio também visitaram os atletas que disputam a modalidade de xadrez no mesmo colégio. Eles aproveitaram para cumprimentar a equipe de xadrez masculino NEE, de Sarandi, que venceu a competição.

Divulgação
Secretária de Educação em visita aos locais de competições.